Quais são os principais esportes com cavalos?

Cada um dos esportes exige uma habilidade dos cavalos, que são animais ágeis, fortes e resistentes

Esporte equestre - imagem ilustrativa

Lúcia Viggiano, professora do Curso CPT Provas Equestres de Velocidade, destaca que a crescente procura pelo cavalo de esporte, principalmente nos grandes centros urbanos, é uma realidade. O aumento no número de competições equestres tem ocorrido em diversas modalidades, o que fez com que elas se tornassem uma mania nacional.

Desde muito tempo, o cavalo é considerado um grande parceiro do homem, seja na realização de atividades diárias, seja na competição esportiva. Além de ser um animal ágil e forte, destaca-se pela sua inteligência e resistência. Ainda, também por ser versátil, pode ser utilizado em uma grande variedade de modalidades esportivas.

A seguir, conheça as principais:

Doma Clássica

A doma clássica combina sutileza e elegância com os cavalos, modalidade que é competida nos jogos olímpicos. Devido ao seu caráter elegante, exige muito dos domadores e dos animais, acarretando a perda de pontos quando apresenta alguma falha ou deslize. Seu principal objetivo é colocar em evidência a majestade do animal, que tem a missão de responder perfeitamente aos comandos de quem o monta.

Corrida a Galope

Intensidade e adrenalina são o ponto alto da corrida a galope, um dos esportes equestres mais tradicionais. É uma competição em que vence o competidor que completar o percurso – que varia de 400 a até 4000 metros – em menos tempo. Dentre as raças de cavalo mais indicadas para a prática desse esporte, estão a puro sangue e a quarto de milha.

Polo com Cavalos

Uma versão do futebol, adaptada para equinos, o polo precisa de duas equipes com quatro cavalos montados cada uma, que se enfrentam e precisam marcar gols. A cada gol marcado, é necessário que os jogadores troquem de baliza, descartando a possibilidade de favorecimento geográfico a um time. Geralmente, as partidas de polo duram menos de uma hora e são divididas em períodos denominados chukkas.

Enduro Equestre

O enduro equestre também explora a velocidade dos cavalos, que correm entre si a média ou a longa distância. Possui quatro modalidades distintas e o percurso tem extensão de 35 a 160km. Na modalidade livre, vende quem chegar primeiro, ao passo que na modalidade controlada, vence quem chegar antes do tempo determinado ou quem se aproximar mais dele.

Salto

Ainda que seja exigente, o salto é, ao mesmo tempo, um esporte divertido. A pessoa que monta e o animal possuem um principal objetivo: concluir o percurso em menor tempo possível ou próximo ao tempo ideal estabelecido. Durante a execução do salto, os animais se deparam com vários obstáculos e precisam superá-los.

Prova de Três Tambores

No caso da prova de três tambores, além de animais fortes e rápidos, é necessário que o condutor também seja preciso, haja vista que o objetivo é concluir essa prova no menor tempo possível. Como o próprio nome sugere, há três tambores que precisam ser contornados sem que sejam derrubados.

Seis Balizas

O nome também dá muitas pistas sobre como essa prova funciona: seis balizas são dispostas a 6,5m uma da outra para que o cavalo e o cavaleiro ou amazona façam uma “costura” nelas, indo e voltando. Também, vence quem a realizar em menor tempo e requer agilidade, velocidade e coordenação entre as duas partes.

Cavalgada

Simples e tido como um hobby por muitos, a cavalgada é popular e praticada com frequência por muitas pessoas. Não há regras para a realização: o cavaleiro ou a amazona apenas deve montar no cavalo e realizar um passeio, seja a marcha, a trote ou a galope. Para muitos, é vista como uma terapia e serve para estabelecer uma relação mais forte entre as pessoas e os animais.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Provas Equestres de Velocidade
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Montagem de um Centro de Equiterapia, Seleção e Treinamento de Cavalos Terapeutas

Fonte: Vedovati – vedovatipisos.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 29-06-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.