Quero vender o meu cavalo. E agora?

Caso não seja planejado, o processo de compra e venda pode resultar em prejuízos para o vendedor

Cavalo - imagem ilustrativa

Haroldo Vargas, professor do Curso CPT Como Comprar Cavalos, explica que a compra e a venda de cavalos ou éguas, seja para passeios e cavalgadas, para competições ou para iniciar uma criação, não é uma tarefa simples, que envolve apenas a determinação de um preço e a existência de alguém disposto a pagá-lo.

Pelo contrário: às vezes, ainda que o vendedor decida reduzi o preço e diminuir sua margem de lucro, muitos ainda costumam ter dificuldade na hora de, de fato, de vender o animal. Para evitar esse tipo de problema, apresentamos algumas informações que serão úteis para quem deseja vender o seu cavalo:

Primeira etapa

Para que todo o processo de compra e venda saia como o esperado e proporcione os lucros desejados ao vendedor, ele precisa, antes de mais nada, de ser muito bem planejado. Com a finalidade de atingir esse objetivo, é imprescindível definir alguns pontos importantes:

- A estratégia de venda;
- O local de divulgação da venda;
- Formas de promover o animal que será vendido;
- Preparação do cavalo para ser apresentado em eventos ou diretamente a compradores;
- Criação de uma oferta para a venda.

Se você não deseja ter prejuízo com a venda do seu animal, tenha em mente todos eles:

A estratégia de venda

Há vários meios pelos quais você pode vender o animal e a definição do que é mais adequado no seu caso é o primeiro passo. Por exemplo, criadores têm a opção de colocar o animal para participar de leilões de equinos, chamar diretamente criadores e/ou investidores para oferecer o cavalo, anunciar a venda pela internet e pelas redes sociais ou até participar de eventos que realizem feiras de cavalos. Após a definição dessa primeira parte, siga à promoção do animal.

Promovendo o cavalo

Para que as pessoas vejam o seu animal e para que tenham desejo em adquiri-lo, é preciso que você mostre esses animais a ela. Atualmente, as redes sociais são consideradas um dos melhores meios de divulgação de produtos, atingindo um número grande de pessoas com pouco tempo. Sites especializados em equinos também são uma opção, bem como os meios clássicos, como a TV e o rádio. Você só precisa ter em mente que esses não são os únicos meios pelos quais você consegue promover seu equino.

Apresentando o animal

A apresentação do cavalo precisa ser impecável, sobretudo quando feita para compradores de forma “ao vivo”. Isso implica na preocupação com todo o conjunto do animal, desde os pelos até a saúde e o condicionamento. Mesmo quando a opção de apresentação for por meio de fotos, essa preocupação não deve ser deixada de lado. E, não é só porque você já decidiu vender o animal que ele pode ser criado de qualquer jeito: garanta uma boa alimentação e faça exames que atestem a saúde do animal antes de colocá-lo à venda, proporcionando bem-estar, conforto e qualidade de vida a ele durante todo o tempo que o equino ainda estiver sob sua tutoria.

Test drive

Assim como é feito na venda de automóveis, se possível, você pode oferecer aos possíveis compradores um teste com o animal. Isso se justifica pelo fato de que, durante visitas de alguns minutos, essas pessoas não conseguem ver “tudo” do animal somente com os olhos. O test drive pode ser feito pelos compradores a partir de avaliações físicas do animal, de condições de saúde, de performance em esportes e até mesmo de montarias, feitas por pessoas do interesse deles – como médicos veterinários de confiança do comprador – ou por eles próprios.

Condições que podem potencializar a venda

Se a sua opção não é oferecer o animal para a venda em um leilão, crie uma oferta “irrecusável” para os seus compradores e, se possível, faça promoções. Oferecer um potro de brinde, desconto à vista, parcelamento maior ou até mesmo garantia na venda por determinado tempo são opções que você pode usar de acordo com o potencial comprador, que ajudam a evitar que você reduza o preço do animal e a tornar ainda mais tentadora a compra.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Como Comprar Cavalos
Como Avaliar a Idade e Pelagem de Cavalos
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

Fonte: Vedovati – vedovatipisos.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 26-06-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.