Qual a diferença entre hipismo e equitação?

Esses dois conceitos são constantemente relacionados como sinônimos, mas dizem respeito a técnicas diferentes

Hipismo - imagem ilustrativa

Haroldo Vargas, um dos professores do Curso CPT Provas Equestres de Velocidade, ressalta que a crescente procura pelo cavalo de esporte, principalmente nos grandes centros urbanos, é uma realidade. O aumento no número de competições equestres tem ocorrido em diversas modalidades.

E, ao se pensar em esportes equestres, é comum que dois conceitos venham à cabeça e sejam frequentemente confundidos: hipismo e equitação. Apesar de essas duas atividades estarem relacionadas entre si, não significam a mesma coisa. O ponto comum que as une é o fato de que são modalidades esportivas que servem para estreitar os laços entre o homem e o cavalo.

Equitação

A equitação é, por definição, uma técnica de montaria em cavalos. Algumas pessoas acreditam que ela é uma arte, pois demanda equilíbrio e concentração do cavaleiro com o animal, exigindo, também, que ele saiba lidar de forma gentil com o cavalo.

Ainda é possível definir essa técnica como uma forma mais básica para auxiliar as pessoas que tenham vontade aprender a montar cavalos de forma segura. E, mais, é considerada também o primeiro passo que alguém precisa dar caso deseje tornar-se um profissional em esportes equestres.

Logo, essa técnica proporciona ao cavaleiro ou amazona mais segurança na lida com o animal, tornando o relacionamento entre os dois mais amistoso e trabalhando a concentração e o respeito.

Hipismo

Por sua vez, o hipismo é uma modalidade de esporte equestre que favorece o desenvolvimento da equitação. Contudo, mistura movimentos técnicos voltados ao plano e ao salto.

Requer eficiência e técnica, uma vez que é preciso saber dominar o animal de forma precisa. O que difere os dois conceitos é o desafio constante pelo qual quem pratica o hipismo passa. A equitação é apenas o “primeiro contato” para o hipismo.

Essa modalidade equestre surgiu há décadas com a prática de caça pelos ingleses, sendo contemplada pelas olimpíadas atualmente. Para competir, não há categorias que separem homens, mulheres ou pessoas de idades diferentes.

O hipismo é o esporte ideal para os apaixonados por cavalos, pois ensina a conviver melhor com o animal. Entretanto, por se tratar de um esporte, essa atividade exige muita técnica e envolve vários movimentos, o que faz com que seja recomendado utilizar equipamentos de proteção ao praticá-la.

Esportes equestres

Para quem ama cavalos, há outras opções de esportes equestres que também favorecem a relação homem – animal:

- Saltos;
- Doma;
- Corrida de galope;
- Polo;
- Pato;
- Jogo de piqueta;
- Entre outros.

Os esportes equestres são atividades saudáveis e prazerosas que estão crescendo de forma rápida em todo o país, propiciando, como visto, diversos benefícios na relação cavalo/cavaleiro.

As atividades com o cavalo, sejam esportivas ou de lazer, proporcionam prazer. Em consequência disso, muitos centros hípicos estão surgindo no Brasil, para atender a uma grande demanda de interessados, voltados aos mais diversos esportes equestres.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Provas Equestres de Velocidade
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros

Fonte: Portal Escola do Cavalo – escoladocavalo.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 04-06-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.