Conheça as principais raças de cavalo para o hipismo

Dentre as principais, algumas são brasileiras

Cavalo para hipismo

O cavalo sempre marcou presença na história e na vida do homem. Muito utilizado em guerras e no trabalho rural, hoje esse animal raramente puxa um arado, pois ele foi substituído pelo automóvel. Porém, cavalgar transformou-se num esporte: o hipismo praticado por homens, mulheres e crianças.

Haroldo Vargas, professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros, explica que a prática de esporte com esses animais é uma atividade saudável e prazerosa que só cresce em nosso país. Além disso, lidar com esse animal proporciona alegria e prazer tanto para o animal quanto para o cavaleiro.

O hipismo é o nome dado à prática de montar cavalos de forma esportiva, seja olímpica ou não. Porém, apesar de ser uma atividade saudável para os animais, não são todas as raças que são ideais para essa prática, seja por questões de obediência, agilidade ou até mesmo pelo porte físico que apresentam.

Confira a seguir algumas das principais raças de cavalo ideais para o hipismo:

Brasileiro de Hipismo

Raça genuinamente brasileira, o brasileiro de hipismo possui uma excelente mecânica de salto, coragem, inteligência e elegância nos movimentos, por isso a raça é utilizada para hipismo. Essas características o tornam ideal para competições de salto, adestramento ou concursos de equitação. Seu trote não é muito cômodo, porém é bem ágil e esperto.

Anglo árabe

De origem francesa, o anglo árabe apresenta tamanho médio. A raça é inteligente e possui facilidade e adaptação. Também apresente velocidade, galope estendido e aptidões para salto, além de elegância e resistência.

Quarto de milha

Esse animal é originário dos Estados Unidos e apresenta como principal característica a versatilidade. É utilizado em corridas e, também, em provas de vaqueiros em geral, além de realizar trabalhos no campo. É um animal dócil, robusto e veloz.

Mangalarga

Também brasileiro, o mangalarga possui porte médio. Também é ágil e apresenta estrutura forte e bem proporcionada. Sua expressão é vigorosa e sadia, porém leve na aparência. É uma raça ativa e dócil.

Pampa

Mais uma raça brasileira, sua principal característica é a cor da pelagem, que dá nome à raça: pelagem pampa (malhada). Dócil, seu andamento pode ser dividido em cinco categorias, apresentando marcha batida, picada, de centro, trotada e o trote.

Andaluz

Seu nome já diz muito sobre sua origem: surgiu na Andaluzia, na Espanha. Pode ser usado para adestramento, equitação e sela e é muito inteligente, valente e versátil. É a raça de cavalo de sela mais antiga do mundo, com bom desenvolvimento dos ossos e músculos, além de boa resistência física.

 


Conheça os cursos a Distância CPT da Área Criação de Cavalos:

Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Provas Equestres de Velocidade
Doma Racional Interativa

Fonte: Ig Esporte – esporte.ig.com.br
Portal São Francisco – portalsaofrancisco.com.br
Wikipedia – pt.wikipedia.org
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 04-07-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.