Quais são os nutrientes essenciais para a alimentação de cavalos?

Alguns nutrientes são essenciais para que a dieta dos cavalos seja equilibrada

Nutrição de cavalos

Seja na criação de cavalos ou em qualquer outra criação, a alimentação constitui um dos fatores essenciais para um bom resultado. Dar atenção especial ao manejo alimentar torna-se crucial para os criadores, uma vez que constitui um dos maiores custos da criação, além de ser diretamente responsável no lucro obtido ao final da atividade.

O professor do Curso a Distância CPT Alimentação de Cavalos, Orlando Marcelo Vendramini, orienta para a alimentação de cavalos, que deve seguir algumas regras gerais. Dentre as mais importantes, destacam-se: a administração de pequenas quantidades, várias vezes ao dia; não trabalhar o animal logo após uma ração copiosa; ter sempre água à disposição, sem se esquecer do sal, etc.

O aparelho digestivo do cavalo é semelhante ao aparelho digestivo humano. O alimento passa pela boca, esôfago e entra no estômago. Depois, percorre o intestino delgado, o cólon largo e curto e o reto. No intestino grosso ocorre a digestão das fibras, que é a principal fonte de energia para esses animais.

Água

A água é vital para qualquer animal. No caso dos cavalos, a necessidade varia em função da temperatura, do trabalho realizado por ele, da alimentação e da idade. Cavalos jovens apresentam cerca de 80% de água em sua composição, ao passo que os mais adultos apresentam de 50 a 60%.

Para que a dieta do cavalo seja equilibrada, alguns nutrientes são essenciais. São esses, apresentados a seguir:


- Hidratos de carbono

São encontrados em cereais, como é o caso do amido, em açúcares e em certos componentes das fibras.

- Óleos e gorduras

Geralmente é oferecido ao cavalo na forma de óleo vegetal, mas também estão presentes na maioria dos alimentos comerciais. São fontes de energia concentrada, uma vez que possuem o dobro de energia que os hidratos de carbono.

- Fibras

As fibras são de suma importância na dieta dos cavalos, sendo encontradas, principalmente, na erva, no feno e na palha.

- Proteínas

Em sua decomposição, as proteínas dão origem aos aminoácidos que atuam no crescimento, gravidez e reparação de tecidos.

- Minerais

Cálcio e fósforo são os mais importantes, na proporção 1,5 / 1, respectivamente. Magnésio, sódio, cloro e potássio também são fundamentais. Cobre, ferro, manganês, selênio e zinco são considerados minerais secundários.

- Vitaminas

Para os cavalos, as vitaminas A, D, E, K e o grupo B são as principais. Têm a função de ajudar a controlar as reações químicas nos animais, bastando uma pequena dose para manutenção da saúde. Alimentos verdes e a erva são ricos em vitaminas, enquanto o feno costuma ser pobre.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT constituídos de Livro+DVD ou na forma Online da Área Criação de Cavalos – Como Avaliar Idade e Pelagem de Cavalos e Reprodução de Cavalos.

Fonte: Gestão no Campo – gestaonocampo.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 25-10-2018

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.