Mantenha seu cavalo saudável com essas dicas

Para não prejudicar a saúde do seu animal, fique atento a qualquer sinal diferente que ele possa apresentar

Cavalo saudável

A criação de cavalos desperta a paixão de muitas pessoas por todo o Brasil. Seja para a competição, para o trabalho na fazenda ou por hobby, é preciso saber que esses animais são temperamentais e que não demonstram reações facilmente. Isso significa que o seu animal pode estar sentindo dores e, mesmo assim, não apresentar nenhuma alteração.

Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso a Distância CPT Alimentação de Cavalos, ressalta a importância de promover a recuperação do animal, para que não se comprometa a sua saúde e para que ele tenha uma boa recuperação após um longo período de trabalho. Se o dono conhece bem o seu animal, perceberá facilmente quando ele precisa descansar para não prejudicar a sua saúde.

A seguir, confira algumas dicas para manter a saúde do seu cavalo:


- Verificação diária

A ação de verificar diariamente o seu animal é importante, para procurar lesões, ferimentos ou sinais de alguma doença. Deve-se verificar a postura, olhos, nariz, o andar, a pele, o pelo, cascos e outros aspectos que o dono julgar necessário.

As ranilhas também devem ser verificadas para detectar possíveis doenças, como é o caso de laminites, casco-oco, apodrecimento do casco e/ou da ranilha.

- Medicina preventiva

Assim como os humanos, cavalos são suscetíveis a várias doenças que podem ser evitadas com algumas práticas de manejo e com a prevenção, que pode ser feita através de vacinas, determinadas em um programa anual de vacinação.

- Ferração

É importante dar atenção à ferração, que deve ser feita a cada 4 a 6 semanas. Porém, deve-se examinar o crescimento do casco para avaliar esse prazo. Não é recomendado prolongar o período entre uma ferração e outra, estratégia adotada para diminuir custos. Isso pode provocar doenças no casco do cavalo e acabar prejudicando o animal.

- Dentes

Os dentes dos cavalos devem ser examinados frequentemente. Quando há alguma alteração, como é o caso do “dente de lobo”, os animais sentem desconforto na mastigação e no contato da embocadura. Nesse caso, o veterinário realizará o processo de limagem.

- Verificação dos sinais vitais

Um cavalo pode ter a sua respiração sentida ao posicionar sua mão aberta sobre o flanco dele. É preciso entender a sua respiração, pois quando o animal apresenta respiração rápida, isso indica que ele está estressado, com dor ou lesionado. Porém, caso o animal esteja agitado, pode ser apenas um movimento de alerta. A temperatura, que deve ser medida no ânus do animal, também é um sinal que deve ser observado, devendo estar entre 37 e 38°C, que é a temperatura normal.

- Feridas

Infecções devem ser imediatamente tratadas. Isso porque os cavalos são muito susceptíveis a infecções. Lave-as com água corrente e limpe-as com soro fisiológico. Depois, aplique uma solução antisséptica. No caso de feridas simples, elas podem ficar expostas ao ar. Feridas graves, com secreções, mau cheiro e inflamadas devem ser examinadas por um veterinário.

Por fim, ressaltamos que todas as informações aqui descritas não eliminam uma consulta direta com um veterinário, caso algum problema seja percebido. Esse é o único profissional capaz de avaliar qualquer uma das alterações na saúde do animal.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT constituídos de Livro+DVD ou na forma Online da Área Criação de Cavalos – Como Avaliar Idade e Pelagem de Cavalos e Enquanto o Veterinário Não Chega – Atendimento a Equinos.


Fonte: Mundo dos animais – mundodosanimais.pt
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 25-10-2018

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.