Potro recém-nascido: como garantir um desenvolvimento saudável?

Mesmo nas primeiras horas de vida, alguns cuidados são decisivos até para o futuro dos neonatos

Égua e potro - imagem ilustrativa

Fabiana Garcia, professora do Curso CPT Manejo de Potros: Do Parto ao Preparo para a Doma, destaca que o acompanhamento durante a gestação da matriz é necessário, mas os cuidados com os potros recém-nascidos devem ser minuciosos para que eles consigam se desenvolver corretamente.

Todo o manejo realizado com a égua prenhe, por mais eficiente que tenha sido, pode ser perdido quando o manejo do potro é negligenciado. Por ser um animal ainda mais “sensível”, ele demanda dedicação para apresentar boa saúde e desenvolvimento adequado, garantindo que o neonato venha a se tornar produtivo.

Como é possível garantir o desenvolvimento correto do potro? Fique atento:

- Colostro

Logo após o nascimento, a ingestão do colostro é uma das primeiras coisas que o recém-nascido precisa fazer. Esse líquido é o primeiro alimento que a égua fornece ao filhote e funciona como uma vacina, por fornecer aos potros boa dose de imunidade. Entretanto, a qualidade dele é, muitas vezes, comprometida por erros de manejo alimentar durante a gestação, o que faz com que aproximadamente ¼ das éguas o produzam não muito “completo”.

Logo, é a alimentação da égua prenhe tem que ser extremamente correta para que o colostro apresente a qualidade necessária. Ao ingerirem colostro com qualidade satisfatória, as chances de que esse animal se torne um cavalo adulto saudável são ainda maiores. Para que isso seja garantido, recomenda-se solicitar a presença de um veterinário.

- Manejo

A hora do parto é muito delicada e esse processo precisa ocorrer em um local propício. Em primeiro lugar, a higiene do local é vital, deixando as instalações sempre limpas e com condições ideais para o nascimento.

Posteriormente, o umbigo do potro também demanda cuidados de higiene. O rompimento ocorre de forma natural na maioria das vezes e, depois disso, precisa de desinfecção para evitar que ele se torne porta de entrada para infecções e doenças. A utilização de uma solução de iodo 10% é indicada, mas, o mais adequado, novamente, é que um médico veterinário esteja presente em todo o processo.

- Exame físico

Examinar todo o físico do potro nas primeiras horas de vida é uma ação necessária, observando também o seu comportamento. Qualquer anormalidade tem que ser monitorada para evitar que o neonato morra pouco tempo após o nascimento. Alguns exames podem ser solicitados, de acordo com o profissional envolvido no processo.

- Intestino

Um dos primeiros passos para que se proporcione um desenvolvimento efetivo ao potro é a garantia de um intestino saudável. A imunidade é melhorada quando os potros recebem microrganismos benéficos – conhecidos como probióticos – com ação colonizadora nesse sistema. E, de forma lógica, quando a imunidade é reforçada, a saúde também se fortalece.

No entanto, a administração dos probióticos também precisam de ser acompanhada de perto por um veterinário, haja vista que cada animal possui necessidades específicas, exigindo acompanhamento individualizado.

- Nutrição

Nas criações de animais, não dá para falar em saúde sem citar a nutrição como um dos principais fatores. As pastagens, por exemplo, que costumam constituir a maior parte da alimentação dos animais, sobretudo na primeira fase da vida, devem possuir qualidade, bem como o volumoso fornecido.

Quando o equinocultor deseja inserir ração comercial na dieta desses equinos, o ideal é que eles ingiram de 1,2% a 1,5% do peso vivo, duas a três vezes por dia e com ração específica para eles. Geralmente, as rações comerciais já vêm compostas de todos os nutrientes de que eles necessitam. Todavia, retomando o que já foi dito, cada animal é singular e o mais adequado é que se identifique as necessidades individuais para satisfazê-las completamente.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Manejo de Potros: Do Parto ao Preparo para a Doma
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Alimentação de Equinos

Fonte: Rodeo West – blog.rodeowest.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 02-09-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.