Como reagir aos pinotes que os cavalos dão?

Os pinotes colocam em risco as pessoas que estão montando o animal e todas as outras que estão ao redor dele

Cavalo saltando - imagem meramente ilustrativa

Haroldo Vargas, professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, destaca que para um melhor relacionamento com os cavalos, é necessário, primeiro, aprender a pensar como os cavalos pensam e enxergar do seu ponto de vista, compreendendo e estudando o seu comportamento natural.

Os equinos são animais com comportamento muito peculiar e é comum que alguns animais apresentem reações indesejadas no dia a dia. Por exemplo, os pinotes são muitos comuns, seja porque esses animais não gostam de ter cavaleiros, seja por não gostarem da aderência dos arredores, seja até pela necessidade de gastar energia.

Em qualquer um dos casos, essa reação dos animais coloca em risco o cavaleiro e todas as pessoas que estão ao redor dos equinos. No entanto, há algumas formas de evitar que os cavalos deem esses pinotes perigosos. Confira:

Meio pinote

Quando estiver montado e o cavalo pular, puxe as rédeas de forma brusca para a esquerda ou para a direita, movimento que fará com que o anal toque o nariz na perna e não solte até que o animal não se mova mais. Ao se encontrar nessa posição, ele não conseguirá pular novamente e, como consequência seus músculos relaxarão e o animal ficará mais tranquilo. Ainda, essa ação transmite ao animal a ideia de que você é o seu líder.

Scrunch

Cruze as rédeas por cima do cavalo agitado, formando um “scrunch”, movimento que trava as vértebras do animal e o torna incapaz de pular. Ao mesmo tempo, pressione-o com as pernas e aguarde que o cavalo volte à posição. Quando perceber que o animal está mais calmo, alivie a pressão das pernas e as rédeas.

Durante o pinote

Quando o pinote for repentino e não der tempo de executar alguma das ações anteriores, sente-se no fundo da sela e mantenha os calcanhares para baixo e os ombros para trás, puxando as rédeas de forma incisiva, evitando que o animal coloque a cabeça para baixo – ele só consegue pular quando o faz.

Descendo do cavalo

Ao notar qualquer insegurança, o melhor é descer do animal, mas sem sair correndo. Incline-se para trás, de forma a evitar que você caia para a frente e bata a cabeça e desmonte do animal pelo lado, optando por aquele onde não houver outros animais. Ao descer, evite correr para que o animal não pense que se trata de uma situação perigosa e corra com você ou sobre você. Afaste-se andando e observando-o. Ao notar que o animal está mais calmo, é possível montá-lo novamente.

O cheiro do cavaleiro

Geralmente, cavalos ficam muito assustados por se sentirem ameaçados e, por isso, pinotam. Para que ele se sinta mais confortável e menos aterrorizado, deixe que ele sinta o seu cheiro, pois as glândulas olfativas que eles possuem no nariz o ajudarão a identificar a sua presença, acalmando-o.

Prevenindo um pinote

Como foi possível perceber, cavalos com a cabeça erguida não conseguem pular, pois precisam abaixá-la para dar o pinote. Por conta disso, mantenha a cabeça deles sempre erguidas, com o pescoço macio e flexionado. Não deixe que as rédeas fiquem folgadas e nem descanse suas mãos sobre o pescoço do animal.

O peso

O peso do cavaleiro deve estar concentrado no meio do animal, nunca na frente. Até nosso próprio peso é uma forma de comunicação com os equinos. Portando, o ideal é estar sempre relaxado na região central do cavalo, guiando-o sem medo. E, por falar em medo, quando percebe que você está com medo, o cavalo pode tentar te tirar de cima dele, outro motivo para que ele dê um pinote.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Doma Racional Interativa
Terapias com Cavalo – Equiterapia

Fonte: Wiki How – pt.wikihow.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 13-09-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.