Por que andar a cavalo? Conheça benefícios desse contato com os equinos

Além dos benefícios para o corpo, andar a cavalo também promove ganhos psicológicos

Cavalgada - imagem ilustrativa

Andreia Kely, uma das professoras do Curso CPT Terapias com Cavalo – Equiterapia, destaca que, com a equiterapia, é possível desfrutar de uma terapia que consiga estimular o sistema nervoso central, trabalhar o tônus muscular, combater o estresse, e, ao mesmo tempo, permitir o seu contato direto com um dos animais mais fiéis e inteligentes já domesticados: o cavalo.

O simples ato de andar a cavalo pode ser extremamente benéfico para a saúde física e emocional. Não é à toa que esse é um dos principais hobbies de muitas pessoas, permitindo uma experiência única e diferente, compartilhada com os cavalos e que pode ser feita apenas com o animal ou com grupos de pessoas.

A seguir, apresentamos motivos para que você descubra o quão benéfico é andar a cavalo:

Estresse

A partir da conexão que se cria entre o animal e quem o monta, é possível reduzir o estresse, potencializado pelo contato, ao mesmo tempo, com a natureza. E isso não é apenas uma suposição: especialistas mostraram que, durante a montaria, há uma redução nos hormônios que causam o estresse.

Confiança

É possível construir uma relação sólida com os cavalos, pois eles costumam demorar a confiar em quem os monta. Ao ter contato direto com eles, cria-se um laço de confiança profundo, refletindo em ganhos emocionais tanto para o cavaleiro quanto para o animal.

Autoestima

Ainda a partir da relação que se constrói com o animal, a autoestima também pode ser privilegiada, pois quem monta se sente em uma posição de comando, respeitando o animal. Ao montar, naturalmente serão desenvolvidos sentimentos bons pelo animal, pela natureza e pela própria atividade.

Musculatura

Como mencionado, andar a cavalo também ajuda a trabalhar o tônus muscular. Fazer disso uma atividade do seu dia a dia, fortalece sua musculatura e te ajuda a ter um estilo de vida melhor. E, vale ressaltar que os ganhos musculares não são apenas na perna, como no corpo todo.

Família

O ato de cavalgar permite ao cavaleiro a liberdade de fazê-lo sozinho, mas também proporciona a opção de ter ao seu redor a sua família, pois pode ser praticado por pessoas de todas as idades, o que pode ser realizado como um “programa de domingo”, em contato com a natureza.

Criatividade

A atividade não é monótona e exige do cavaleiro atenção a todo o tempo, pois ele terá que tomar decisões rápidas em muitos momentos. Logo, há um estímulo à criatividade e valorização do pensamento “livre”.

Doenças

Algumas doenças podem ser prevenidas com a prática dessa atividade com os equinos, como é o caso da osteoporose, que é causada pela perda da densidade óssea. Porém, antes, é necessário conversar com um profissional da saúde.

Socialização

Retomando um pouco do tópico relacionado à família, andar a cavalo contribui de forma positiva para a socialização, pois, além da família, você pode cavalgar com amigos ou em grupos de cavalgada, favorecendo as relações interpessoais.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Terapias com Cavalo – Equiterapia
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Montagem de um Cento de Equiterapia, Seleção e Treinamento de Cavalos Terapeutas

Fonte: Rodeo West – blog.rodeowest.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 06-01-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.