Como evitar incêndios nas cocheiras?

Os incêndios nas cocheiras podem se propagar rapidamente e colocar em risco a vida dos animais

Cocheiras - imagem ilustrativa

Haroldo Vargas, professor do Curso CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros, explica que cocheira é o local onde os cavalos passam boa parte da sua vida, seja dormindo, comendo ou sendo manejado.

Nesse local, há vários materiais com potencial para pegar fogo, bem como a serragem e o feno. Os incêndios nas cocheiras podem tomar enormes proporções e colocam em risco a vida dos cavalos que nelas vivem. Por conta disso, é necessário que os criadores atuem na prevenção de queimadas e incêndios.

A seguir, apresentamos algumas dicas para garantir a segurança das cocheiras e evitar incêndios:

- Tamanho do corredor

O espaço disponibilizado para os equinos deve ser adequado e deve permitir que o animal dê meia volta ou que dois cavalos se cruzem. As dimensões devem garantir a segurança, pois espaços muito apertados podem favorecer a propagação de focos de incêndio, ainda que pequenos.

- Fios e lâmpadas

Todos os fios e tudo o que for elétrico ou que estiver relacionado à eletricidade deve estar escondido dos cavalos, pois esses animais costumam ser muito curiosos, mordendo fios ou acessando lâmpadas. A checagem de todo o sistema elétrico tem que ser regular, com o intuito de verificar se há fios desencapados, por exemplo.

- Cigarros

Para criadores que têm o costume de fumar, os cigarros devem ser mantidos longe das cocheiras, pois podem acabar provocando pequenos focos de incêndio que atinjam grandes proporções.

- Sinalização

Em situações de fogo, o melhor a se fazer é conduzir os animais com segurança para a saída. Logo, é importante sinalizar toda a baia para facilitar esse processo. Também é necessário que sua propriedade possua fácil acesso para, caso seja necessário acionar os bombeiros, a ação deles seja facilitada.

- Limpeza

Mantendo a limpeza e a organização regular nas cocheiras é uma das medidas que também evitam a formação e propagação do fogo. As saídas devem estar sempre livres de materiais e resíduos. Além disso, os materiais inflamáveis devem ser armazenados de forma correta e em um local específico.

- Armazenamento

Dado que o feno e a serragem são duas “presas” muito fáceis para o fogo, o ideal é que estejam sempre separados nos depósitos, inclusive pelo fato de que o feno pode sofrer combustão instantânea.

- Equipamentos

Equipamentos elétricos, tratores e veículos devem estar a uma distância mínima de 20 metros das cocheiras, pois sistemas elétricos, de escape e de combustível podem gerar incêndios de forma instantânea, dificultando a contenção.

- Para-raios

Os para-raios garantem a segurança contra descargas atmosféricas e, ao contrário do que muitos criadores pensam, não são muito caros. Sua instalação, porém, deve ser feita por um profissional capacitado para tal.

- Extintores

Os extintores de incêndio são equipamentos necessário para conter qualquer possibilidade de fogo, o que os torna uma ferramenta indispensável nas cocheiras. Recomenda-se a instalação de um em cada entrada e a cada 10 m no pavilhão.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Montagem de um Centro de Equiterapia, Seleção e Treinamento de Cavalos Terapeutas
Enquanto o Veterinário não Chega – Atendimento a Equinos

Fonte: Rodeo West – blog.rodeowest.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 19-01-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.