Melhorando o condicionamento físico do meu cavalo

Um bom condicionamento físico é necessário para cavalos esportistas

Cavalo - imagem ilustrativa

Haroldo Vargas e Lúcia Viggiano, professores do Curso CPT Provas Equestres de Velocidade, destacam que a crescente procura pelo cavalo de esporte, principalmente nos grandes centros urbanos, é uma realidade. O aumento no número de competições equestres tem ocorrido em diversas modalidades.

Os esportes equestres são atividades saudáveis e prazerosas e estão crescendo de forma rápida em todo o país, propiciando diversos benefícios na relação cavalo/cavaleiro. Contudo, para que os cavalos estejam bem preparados para as diversas competições, é necessário que tenham um bom condicionamento físico. Além de potencializar sua performance, evita a ocorrência de lesões musculares e de outros problemas que podem causar danos permanentes ao animal.

A seguir, apresentamos algumas dicas que ajudarão a melhorar o condicionamento físico de seu cavalo:

Conheça o animal

O primeiro passo consiste em conhecer, de fato, o animal que você possui. É necessário entender de forma detalhada como ele se encontra de saúde e qual o condicionamento atual dele. Para obter esse “relatório”, deve-se solicitar o auxílio de um médico veterinário e realizar exercícios cardíacos e de resistência. Apenas após esse panorama será possível traçar estratégias para melhorar o condicionamento físico dele.

Descanso

Nenhum treinamento para o condicionamento deve começar de forma intensa, isto é, com exercícios pesados e rotinas exaustivas. Entenda que a melhor saída é começar de forma leve e aumentar a intensidade à medida em que as semanas vão se passando. Respeitar o tempo de descanso do animal é crucial para que o resultado do condicionamento seja duradouro e consistente. Ainda, durante os treinos, caso note que o animal está muito cansado ou estressado, dê pequenos intervalos de descanso e hidrate-o.

Idade

Também é necessário respeitar a idade dos animais, pois animais muito jovens ainda não estão aptos a começar uma rotina de exercícios e atividades. Até os 3 anos de idade, a estrutura corporal não está totalmente desenvolvida, o que deixará os treinos mais estressantes para os animais. Ainda, animais muito velhos precisam de um condicionamento mais leve e adaptado à sua idade.

Programação

Para que se estabeleça um programa eficiente para o condicionamento dos cavalos, é interessante montar um cronograma, com o intuito de avaliar e acompanhar os resultados. Recomenda-se que o animal seja submetido a três treinos semanais, não consecutivos e com baixa intensidade, deixando-o livre nos outros dias para que conviva com outros animais e se exercite de forma leve.

Intensidade

Como mencionado, o treino deve aumentar de intensidade com o passar das semanas. Para isso, avalie o animal a cada 6 semanas e verifique se ele já está preparado para enfrentar uma rotina mais pesada. Deve-se observar a adaptação do animal a cada aumento de intensidade, cuidando para que não ultrapasse o limite do animal.

Aquecimento

Um procedimento esquecido por muitos criadores é o de aquecer o animal antes dos treinos. O aquecimento é necessário especialmente se o animal está há muito tempo sem praticá-los. Para tal, ande com o animal por algum tempo, alternando a caminhada com os trotes leves e intensos, o que causará uma “ativação” no animal, sem que sua musculatura seja forçada.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Provas Equestres de Velocidade
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Montagem de um Centro de Equiterapia, Seleção e Treinamento de Cavalos Terapeutas

Fonte: Tudo Vet Blog – tudovet.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 14-10-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.