Esportes equestres: conheça a prova de três tambores

A prova dos três tambores é popular e conhecida por ser democrática, sendo praticada por homens, mulheres e até crianças

Prova equestre - imagem ilustrativa

Haroldo Vargas, professor do Curso CPT Provas Equestres de Velocidade, ressalta que os esportes equestres são atividades saudáveis e prazerosas e estão crescendo de forma rápida em todo o país, propiciando diversos benefícios na relação cavalo/cavaleiro. Pode-se afirmar, inclusive, que eles se tornaram uma mania nacional.

Dentre os diferentes esportes equestres, está a prova de três tambores, que é uma das mais populares e apreciadas. Comum em festas do peão, feiras e eventos com competições equestres, essa prova exige velocidade do animal e coordenação motora por parte do cavaleiro. Como o próprio nome sugere, há três tambores, posicionados formando um triângulo, que precisam ser contornados no menor tempo possível.

É uma modalidade esportiva originária do Estados Unidos e é conhecida por ser democrática, devido ao fato de que há categorias para homens, mulheres e crianças. Dentre as principais raças utilizadas na realização da prova dos três tambores, a principal é a Quarto de Milha, também de origem norte-americana.

Como funciona a prova dos três tambores?

Ainda que pareça fácil, requer muita sincronia entre o animal e quem o monta:

- Objetivo

Como mencionado, o objetivo principal é contornar três tambores que estão posicionados em forma de triângulo. A distância entre cada um deles é de 30 metros e, antes da realização da prova, essa distância precisa ser checada;

- Tempo

Além da perfeição ao contornar os tambores, o tempo também é um fator fundamental, pois vence quem realizá-la em menor tempo. O tempo começa a contar a partir do momento em que o focinho do cavalo ultrapassa a linha de partida.

- Regras

Para contornar os tambores, deve-se realizar: no primeiro, um giro de 360°, da esquerda para a direita; nos outros dois, giro de 360°, da direita para a esquerda. Contudo, essa ordem pode ser invertida. Após contorná-los, é necessário ultrapassar a linha de chegada.

- Tambores

A escolha do primeiro tambor a se realizar o contorno é livre, porém o que forma a ponta do triângulo deve ser o último, pois é a partir dele que o competidor deve se dirigir à linha de chegada. Os tambores têm que ser de duzentos litros e precisam de estar vazios.

- Vestimenta

O uso de vestimenta adequada é crucial para que se realize a prova. De acordo com as regras da prova, veste-se calça, camisa de manga longa com punhos abotoados, chapéu e bota ou botina.

Outros detalhes da prova de três tambores

A partir das regras, os competidores podem ser penalizados ou desclassificados:

i. Há acréscimo de 5 segundos no tempo total quando o competidor derruba um dos tambores;
ii. Quando se derruba dois tambores, o competidor é desclassificado;
iii. Também gera desclassificação a queda do animal durante a apresentação;
iv. Ao serem notadas marcas no animal, que evidenciem maus-tratos, o competidor também é desclassificado.
v. O peso dos competidores também conta muito: é necessário que se pesem antes da prova, com a sela e a manta-freio, devendo-se atingir pelo menos 65kg. É permitido utilizar mantas extras para atingir esse índice.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Provas Equestres de Velocidade
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Doma Racional Interativa

Fonte: Rodeo – blog.rodeowest.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 16-10-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.