Exame andrológico para a reprodução equina

Exame realizado nos garanhões é fundamental para garantir o sucesso da reprodução de equinos

Cavalos

O professor do Curso CPT Reprodução de Cavalos, Orlando Marcelo Vendramini, explica que para garantir o sucesso na reprodução desses animais, é preciso estar atento a várias técnicas e procedimentos, com o objetivo de obter mais animais com as melhores características genéticas.

O garanhão é uma das peças importantes na reprodução, pois ele precisa apresentar, dentre outras aptidões, boa fertilidade. Qualquer que seja o tipo de reprodução escolhido pelo criador, é necessário que ele conheça a capacidade reprodutiva do seu plantel. Também deve acompanhar todos os ciclos dos seus animais, para garantir um manejo reprodutivo correto.

Dentre os vários procedimentos a serem realizados para garantir uma boa reprodução, está o exame andrológico, realizado nos garanhões. Esse exame tem como finalidade avaliar todos os aspectos que se relacionam à fertilidade do animal que será usado para aumentar seu plantel. Aborda vários pontos:

- condições físicas do animal;
- estruturas do sistema locomotor;
- histórico de saúde, bem como fatores hereditários;
- saúde dos órgãos genitais;
- qualidade do sêmen.

Exame andrológico na reprodução

Um dos principais pontos para garantir o sucesso do manejo reprodutivo é garantir o bem-estar aos animais durante a criação. Alimentação, manejo diário, higiene, hidratação, dentre outros aspectos, influenciam diretamente no desempenho dos animais na reprodução.

Partindo desse princípio, o exame andrológico é necessário para que se escolha, dentre os animais de seu plantel, o com melhores condições reprodutivas. Pedigree, performance atlética, conformação física e condições de fertilidade do animal devem ser considerados na hora de selecioná-los. Dentre os principais objetivos desse exame, temos:

- classificação dos animais por categorias de fertilidade;
- diagnóstico de doenças reprodutivas;
- auxílio na seleção de fertilidade de machos jovens.

As fêmeas são analisadas a partir do seu ciclo estral e das condições reprodutivas de matrizes e receptoras. Logo, os garanhões também devem ser acompanhados a partir desse exame andrológico, para garantir sua viabilidade reprodutiva.

Principais vantagens do exame andrológico

Além de ser fundamental para obtenção de produtos de alto valor genético, o exame ainda apresenta como vantagens para a reprodução equina:

- avaliação da fertilidade e do potencial reprodutivo do garanhão;
- prevenção de problemas de subfertilidade ou infertilidade;
- avaliação da qualidade do sêmen;
- identificação de possíveis alterações no sistema genital do animal;
- aumento no desempenho equino ao diagnosticar e tratar doenças e anomalias.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Reprodução de Cavalos
Inseminação Artificial em Equinos
Capacitação de Auxiliar Veterinário – Equinos e Bovinos

Fonte: Revista Veterinária – revistaveterinaria.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 11-02-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.