Dicas para a tosa de cavalos

A tosa é necessária para garantir que os animais não fiquem gelados e até para evitar doenças

Cuidados com o pelo de cavalos - imagem ilustrativa

Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso CPT Como Avaliar Idade e Pelagem de Cavalos, destaca que, além de todas as qualidades que os cavalos possuem, os pelos também são um charme à parte, pois, quando bem cuidados, tornam a estética do animal seu ponto de destaque.

Para cuidar dos pelos, além do banho, escovação e dos cuidados com a alimentação, também é necessário realizar a tosa. Muitos criadores têm medo desse procedimento e alguns até acreditam que ele não é necessário, por causar estresse ao animal. Para que o animal não se estresse, a tosa é um trabalho que requer habilidade com a máquina de tosa e calma.

Quando tosar o animal?

Recomenda-se sempre observar a pelagem do animal, dado que começa a se preparar para o inverno entre o final de abril e maio. Cavalos que possuem pelos que crescem rapidamente, podem, ainda, passar por uma segunda ou terceira tosa. Porém, a última tosa do ano deve ser feita ao final de agostou ou meio de setembro.

Por que tosar o cavalo?

O pelo é responsável por manter o calor no corpo do animal, isto é, com a tosa, o animal consegue eliminar o calor e não fica muito suado. Cavalos são animais que trabalham bastante e, após o trabalho, precisam ser esfriados corretamente para que não fiquem gelados, uma vez que o suor esfria e os pelos longos permanecem úmidos. Além desse benefício, a tosa também pode ajudar a prevenir doenças nas patas e boletos, além de tornar mais fácil a identificação de cortes e arranhões, para que sejam tratados.

O que preciso para tosar um cavalo?

É necessário montar um kit para a tosa, que deve conter:

- Pentes de corte de tamanhos variados;
- Lâminas extras afiadas;
- Lubrificante;
- Lavagem e óleo para a lâmina;
- Cabo de extensão;
- Escova de dentes;
- Tesouras;
- Toalha;
- Giz; e
- Petiscos.

A tosa deve ser realizada em um local tranquilo, com o animal amarrado. Escolha a melhor tosadora, dentre as várias marcas existentes. Dispor de duas lâminas é importante para que as lâminas não esquentem muito e possam ser trocadas. A escova de dentes serve para limpá-las, eliminando os pelos que vão se acumulando. A tesoura pode substituir a máquina em áreas mais sensíveis dos animais. O giz deve ser utilizado para demarcar as linhas de tosa sobre o animal e os petiscos devem ser oferecidos como “recompensa” durante o procedimento.

Há vários padrões de tosa, que possuem finalidades diferentes:

- Padrão “corpo inteiro”, indicado para animais que trabalham muito durante o inverno;
- Padrão “cavalo de caça”, para animais que possuem trabalho médio a intenso, preservando as áreas das patas e o local onde se coloca a sela, para proteger o animal;
- Padrão “cobertor”, deixando uma área maior em todo o dorso, nas patas e na frente da cabeça;
- Padrão “traçado”, tosando apenas a parte de baixo do pescoço e traçando uma faixa por todo o corpo logo acima das patas e da metade da costela para baixo;
- Padrão “irlandês”, tosando da mandíbula até a barriga, em uma formato diagonal, pegando parte das laterais do animal;
- Padrão “higiênica”, tosando da parte debaixo do pescoço, passando pela barriga até o pênis.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Como Avaliar Idade e Pelagem de Cavalos
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Alimentação de Equinos

Fonte: Cavalo Atleta – cavaloatleta.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 17-02-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.