Melhorando o condicionamento do cavalo

O condicionamento visa potencializar as habilidades dos cavalos e possui quatro princípios

Cavalo solto

Lucia Viggiano, professora do Curso CPT Provas Equestres de Velocidade, explica que os cavalos utilizados em esportes e competições precisam ter um bom condicionamento físico, pois as atividades exigem muito deles. Também, os cavalos utilizados para trabalho precisam de certo condicionamento para aguentar a rotina a que são submetidos.

O condicionamento do animal varia de acordo com a atividade que ele desempenha. Várias habilidades podem ser treinadas e condicionadas para que o animal expresse ao máximo o seu potencial.

Resistência

Animais que desempenham tarefas prolongadas, como cavalgadas, trabalhos de rancho ou adestramento, precisam de resistência para conseguir cumpri-las de forma eficiente.

Velocidade

Provas de rodeio, corridas, e partidas de polo são exemplos de atividades que requerem do animal condicionamento para velocidade, realizando atividades de alta potência, em períodos de tempo mais curtos.

Força

Aumentar a força do animal é útil para qualquer atividade, mas o salto, adestramento de alto nível e provas exaustivas exigem mais essa habilidade do animal. Ao trabalhar a força, é necessário avaliar as aptidões dos cavalos, pois quanto mais musculosos, costumam perder agilidade.

Princípios do condicionamento físico para cavalos

São quatro os princípios, que devem ser seguidos em todo o treinamento:

Princípio da carga progressiva

A expressão “a pressa é inimiga da perfeição” se encaixa perfeitamente nesse princípio, que diz que os animais precisam receber aumentos graduais de carga para conseguir serem condicionais. A estagnação de uma carga significa que o a aptidão física do animal também se estagnará. Durante os treinamentos, as “cargas” que podem ser aumentadas, são: duração da atividade, intensidade e a frequência.

Princípio da especificidade

É preciso ter seus objetivos claramente definidos. Isso significa que o treinamento do animal deve seguir a realidade o quanto for possível: se o animal apresenta problemas de resistência, é necessário treinar a sua resistência. Para cavalos esportivos, esse princípio não significa treinar com os animais as atividades exatas que terá que desempenhar na competição, para evitar lesões por uso repetitivo. Simule estresses, tensões e intensidades que o esporte envolve.

Princípio do descanso adequado

O nome já diz tudo: cavalos precisam relaxar seu corpo e sua mente. Ao treiná-los e a cada novo aumento de carga, os tecidos dos animais podem sofrer danos, que podem criar uma “memória de recuperação” a partir de repetições de danos e reparos. Alternar treinamentos pesados com treinamentos mais leves é o ideal, além de deixar que o animal tenha seus momentos de descanso.

Princípio das diferenças individuais

Cada cavalo é um cavalo, mesmo que sejam da mesma espécie! As respostas aos treinamentos podem ser diferentes de animal para animal, bem como seu desempenho e desenvoltura. O aumento de cargas de trabalho, por exemplo, pode ser mais custoso para um animal do que para o outro. Com isso, faz-se necessário a criação de um programa de treinamento individualizado.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Provas Equestres de Velocidade
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Doma Racional Interativa

Fonte: Cavalo Atleta – cavaloatleta.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 17-02-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.