Aprenda a cuidar da crina do seu cavalo

A crina chama a atenção nos cavalos, mas precisa ser bem cuidada

Crina de cavalo

Os cavalos são animais conhecidos por sua força, resistência e, também, por sua beleza. Os diferentes tipos de pelagens chamam a atenção não só pelas cores, como também pelo brilho. Ainda no aspecto visual, um “detalhe” que não passa despercebido é a crina, presente logo acima da cabeça dos equinos.

O professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, Haroldo Vargas, destaca que além da alimentação, saúde e cuidados com o bem-estar dos cavalos, o cuidado com a pelagem e a crina não pode ser deixado de lado, pois também garantem a higiene dos animais criados.

Cuide melhor da crina do seu animal com essas dicas a seguir:

Escova

A crina deve ser o local onde se inicia a limpeza e higienização dos cavalos, para que esse procedimento ocorra de cima para baixo. E, para isso, é preciso usar uma escova adequada. A mais indicada é a “cardoa”, para conseguir remover todos os resíduos que se acumulam entre os pelos do animal. É importante não pentear com agressividade nem utilizar escovas com cerdas muito duras, pois isso pode irritar o animal.

Amaciador de crina

Assim como o cabelo humano, a crina de cavalos pode embaraçar. Ao perceber que ela está muito embaraçada, utilize um amaciador para que a limpeza da crina não seja um trabalho doloroso e provoque no animal a mesma reação descrita acima.

Shampoo

Ao escolher dar um banho no animal, utilize um shampoo específico para cavalos em sua crina, utilizando luvas para aplicá-lo e esfregando-a para que o produto aja e limpe-a. Porém, antes de dar um banho completo, verifique as condições climáticas.

O sol

Para que o animal não sinta muito frio, dê banhos apenas em dias de sol. Durante as épocas mais frias do ano, uma alternativa é lavar apenas as patas do animal e pentear a crina com a escova ideal e um amaciador.

Hora da limpeza

Para limpar a crina, provavelmente o animal ficará desconfortável. Para evitar que ele se machuque ao fazer movimentos bruscos, deixe o cabresto amarrado com certa folga.

Ativando o sentido

É de conhecimento de todos os criadores que o cavalo é um animal muito forte e grande fisicamente. Ao utilizar produtos para limpar a sua crina, deixe que o animal cheire-os para que se familiarize com eles, evitando o estranhamento e possível reação.

Posicionamento

Posicione-se sempre ao lado do animal quando for tratá-lo. A crina e a cauda do animal são pontos de sensibilidade, por isso tenha sempre cuidado ao mexer neles.

Alimentação

Para garantir uma crina sempre saudável e bonita, cuide também da alimentação do animal. Crinas com aspecto menos “vivo” demonstram que o animal apresenta algum problema de saúde, pois os pelos são os primeiros a sofrer com deficiências nutricionais.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Avaliar Idade e Pelagem de Cavalos
Alimentação de Equinos

Fonte: Rodeo West – blog.rodeowest.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 17-02-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.