Como cuidar dos cavalos trabalhadores?

Os cavalos trabalhadores precisam de energia para desempenhar suas tarefas diárias de forma ativa

Cavalos trabalhando

Dentre as várias finalidades que um cavalo pode ter, a utilização para trabalho é uma das mais comuns. Há alguns anos, esse animal era considerado a principal figura dos trabalhos rurais e, aos poucos, foi perdendo espaço para as máquinas. Contudo, ainda é uma importante ferramenta para atividades em diversas fazendas de pecuária.

Haroldo Vargas, professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, ressalta que quem trabalha com cavalos tem certas obrigações diárias e rotineiras que somente o dia a dia ensina, como alimentação, higiene geral, instalações, limpeza de materiais, treinamento dos cavalos e etc.

Para começar a trabalhar com eles, existem alguns cuidados necessários para que o rendimento em pista ou no trabalho seja cada vez melhor. Dados do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – indicam que há quase 4 milhões de cavalos de lida no Brasil, que desempenham, dentre outras, funções relacionadas à lida com o rebanho.

Esse tipo de serviço exige que o animal seja ágil, resistente, robusto e confortável. Há raças que são mais apropriadas para o trabalho, mas quase todas as raças podem ser utilizadas, desde que o manejo seja feito corretamente.

Controle sanitário

O controle sanitário é um dos pontos principais para se ter cuidado ao lidar com cavalos trabalhadores. Isso porque muitos criadores acabam negligenciando-o, o que torna o animal mais suscetível a doenças. Assim como um cavalo atleta, os cavalos trabalhadores precisam de programas de vacinação e vermifugação, por exemplo, com o intuito de garantir o desempenho dos animais.

Os programas de vacinação devem contemplar doenças como gripe equina, tétano, encefalomielite equina e raiva. Recomenda-se seguir o protocolo de duas doses na primovacinação e revacinação a cada ano. Para prevenção à adenite equina, a dose deve ser tripla na primovacinação e única a cada ano.

Casqueamento e ferrageamento

Os cascos são uma estrutura fundamental para os cavalos, pois danificados ou frágeis fazem com que o animal perca a capacidade de desempenhar as atividades de trabalho no campo, práticas esportivas ou atividades recreativas. Logo, os cuidados com os cascos tornam-se imprescindíveis, tanto quanto a execução correta do ferrageamento.

Cuidados veterinários

São várias as doenças que podem acometer os equinos, que podem apresentar os mais variados sintomas. Por conta disso, a visita regular a um médico veterinário é crucial para identificação, tratamento e consequente cura de doenças, sem que haja prejuízo à saúde e produtividade dos animais.

Alimentação

Como mencionado, a alimentação também se caracteriza como um dos pilares do correto manejo de cavalos trabalhadores. Além de uma dieta equilibrada e que contenha todos os nutrientes necessários para o animal, a quantidade de vezes que eles recebem o alimento também conta. Os alimentos precisam fornecer ao animal energia, para que ele possa desempenhar as suas tarefas diárias de forma ativa. Rações, volumosos e sais minerais são necessários, bem como hidratação constante e disponibilização de água à vontade.

Banhos

Em dias quentes ou em cavalos que acabaram de trabalhar, é recomendado dar um banho para que a musculatura relaxe e possa se recuperar pós-exercícios. Inicia-se o banho pelas patas, subindo a água de forma lenta até a barriga e o pescoço para, por fim, chegar ao lombo. Em dias frios, é necessário tomar cuidado para que o cavalo não passe a noite molhado ou úmido.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Casqueamento e Ferrageamento de Equinos
Como Comprar Cavalos

Fontes: Rural News – ruralnews.com.br
Revista Horse – revistahorse.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 15-09-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.