Como definir qual a melhor ração para oferecer aos cavalos?

Cada animal possui necessidade nutricional peculiar, que geralmente é suprida com a ração ideal

Cavalos - imagem ilustrativa

Eduardo Villela Villaça Freitas, professor do Curso CPT Alimentação de Equinos, destaca que um dos processos mais importantes na criação de cavalos é a alimentação. Entretanto, alimentar não significa somente fornecer alimento em boa quantidade: é preciso saber primeiro qual a necessidade nutricional do animal e quais nutrientes vão supri-la de forma adequada.

Geralmente, tanto em criações com finalidades comerciais, quanto nas criações de cavalos para o trabalho, utiliza-se rações para alimentar esses animais, pois elas oferecem uma boa vantagem financeira. No entanto, para fornecer a ração mais adequada, criadores necessitam compreender vários fatores. Dentre eles, as características gerais do animal, as funções, os nutrientes que ele demanda e sua etapa da vida.

Ainda assim, é um pouco difícil escolher a melhor ração, mesmo de posse dessas informações, dado que cada animal possui exigência peculiar. Todavia, mesmo que não seja possível definir um “padrão”, é possível obter algumas informações que ajudarão a escolher a ração que melhor supra as necessidades do animal.

Como escolher a melhor ração?

Em primeiro lugar, deve-se levar em conta que, em boa parte dos casos, a ração funciona como um complemento, isto é, ela contribuiu para o fornecimento de nutrientes necessários ao animal, como proteína, gorduras, vitaminas e minerais, mas não é oferecida como única forma de alimento.

Na tentativa de escolher a melhor, criadores devem colocar na balança um fator importante e determinante: a função que o animal desempenha. Em outras palavras, é crucial definir se o animal é de criação, competição, trabalho, se é reprodutor ou não, entre outras, conhecendo também sua rotina.

Fatores que influenciam na escolha da ração

Como mencionado, questões como o sexo do animal, a idade e a raça, exercem influência nessa escolha e na administração da ração. Também há outros fatores que pesam:

- Mudanças de rotina

Quando o animal passa por mudanças significativas em sua rotina, também há alteração na sua nutrição, o que altera também a ração que deve ser oferecida. Por exemplo, quando o animal alterna entre momentos de sedentarismo e atividade.

- Éguas em período de gestação

As éguas em período de gestação precisam de rações ideais não só para elas, como também para garantir o desenvolvimento correto dos potros. Há períodos considerados especiais, como os últimos meses do período gestacional, período em que se inicia o manejo nutricional dos filhotes.

- Éguas em lactação

Logo após período de gestação, as éguas em lactação produzem leite, que deve ser de qualidade e nutritivo para os potros, garantindo a saúde e evitando perda de peso excessiva, demandando ajuste na ração que as éguas consomem. As rações fornecidasdevem ser ricas em energia, proteínas e minerais.

- Potros em desmame

Crucial para o futuro dos potros, o período de desmame deve garantir que atinjam seu máximo potencial, o que é feito com a correta ingestão de nutrientes, ou seja, com ração ajustada para essa fase.

- Época do ano

Nas pastagens, os animais encontram boa parte dos nutrientes de que precisam. Contudo, elas sofrem com a temperatura, com o clima e com as chuvas – ou com a falta delas. Logo, a ração funcionará como um complemento para os animais e tem que estar “alinhada” com os nutrientes disponíveis nas pastagens.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Alimentação de Equinos
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Manejo de Potros: Do Parto ao Preparo para a Doma

Fonte: Portal Escola do Cavalo – escoladocavalo.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 03-09-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.