Principais cuidados com os cavalos durante o verão

Com a alta nas temperaturas, os animais sofrem um desgaste maior durante a realização de suas tarefas diárias

Cuidando do cavalo - imagem ilustrativa

Haroldo Vargas, professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, destaca que o cuidado diário com os animais envolve uma série de processos que vão desde a alimentação até o cuidado com o local onde os animais dormem. Além disso, a época do ano pode alterar algumas etapas do manejo, devido à necessidade de garantir que os cavalos não sofram tanto com as mudanças climáticas.

Logo após o inverno, mesmo que ainda estejamos na primavera, é comum que o clima comece a esquentar e as altas temperaturas influenciem em toda a criação. Vivemos em um país tropical e, no verão, as temperaturas têm sido cada vez mais elevadas, o que afeta o comportamento dos animais.

Seja qual for a finalidade da criação (para lazer, trabalho ou esportes, por exemplo), os equinos costumam se desgastar muito na época mais quente do ano, podendo apresentar diversos problemas como desidratação, cólicas, diarreias, mal-estar, entre outros. Para evitar esses e outros problemas, fique atento aos principais cuidados que se deve ter com os cavalos durante o verão:

Alimentação

Os cuidados com a nutrição dos cavalos devem ser constantes, independente da época do ano. No verão, como se desgastam mais, é necessário redobrar a atenção, oferecendo pouco alimento, mas várias vezes ao dia e, se possível, garantindo um pasto verde para a boa digestão dos animais. Deixá-los no pasto é importante no verão, pois isso é feito ao ar livre. Além dos alimentos, é vital fornecer água sempre à vontade e sempre fresca, pois costumam esquentar rapidamente.

Permanência na baia e no pasto

Sobretudo em dias com temperaturas bem elevadas, deve-se planejar a rotina do animal para que haja um equilíbrio entre o tempo de exposição ao sol e o de “não exposição”. Isso não significa que o animal deva ficar muito tempo preso na baia, nem que deva ser exposto ao sol o tempo todo. Para ajudar a refrescá-lo, pode-se realizar um passeio nas horas mais frias do dia, além de garantir que o ambiente onde ele fica é arejado e possui água fresca. Também deve-se pensar em descanso entre as atividades, evitando o desgaste excessivo.

Baias

O tamanho das baias exerce igual influência nos cuidados com o animal durante o verão. Essas estruturas não devem ser muito apertadas, quentes e promovendo pouca ou nenhuma circulação de ar. Além disso, têm que estar secas e limpas, garantindo, também, sombra para os cavalos.

Ventilação

A ventilação dos locais onde os animais ficam ganha um tópico exclusivo, pois possui algumas particularidades. Já está claro que ela é necessária, contudo, não é recomendado instalar ventiladores nesses locais, pois eles espalham poeira e podem causar doenças respiratórias nos equinos. É possível conseguir uma ventilação natural para que o ar circule e para que a oxigenação do espaço seja melhor.

Umidificação

No verão, a umidade do ar fica menor e os animais costumam sofrer muito com isso. Para garantir que eles tenham um conforto térmico, recomenda-se a instalação de um sistema de umidificação de ar. Ainda, duchas e banhos mais frios após as atividades são uma opção extremamente benéfica para ajudar o animal a recuperar a frequência cardíaca e para que fique confortável.

Pele

Assim como nó usamos protetores para exposição ao sol, aconselha-se que sejam aplicados protetores especiais nos cavalos, sobretudo naqueles que possuem pelagem mais clara, evitando o surgimento de doenças de pele, por exemplo. Outro produto interessante para a proteção da pele do animal são os repelentes.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Montagem de um Centro de Equiterapia, Seleção e Treinamento de Cavalos Terapeutas

Fonte: Portal Escola do Cavalo – escoladocavalo.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 18-09-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.