Aprenda a ganhar a confiança do seu cavalo

A relação entre o homem e o animal torna-se mais fácil a partir da confiança do cavalo em seu criador

Mulher e cavalo - imagem ilustrativa

Haroldo Vargas, professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, destaca que explica que os cavalos são animais que respondem com docilidade e obediência ao bom tratamento e correto manejo. Desse modo, as pessoas que pretendem lidar com eles precisam, antes de qualquer coisa, aprender sobre os traços de personalidade desses animais.

Toda relação – seja entre pessoas ou entre pessoas e animais – deve ter como base a confiança, pois quando não confiamos em alguém, tendemos a rejeitar ou ignorar essa pessoa. Da mesma forma, agem os cavalos, com o “agravante” de que, quando não confiam no seu criador, podem acabar machucando-o.

E, assim como nas relações humanas, a confiança não se conquista da noite para o dia: é necessário tempo para que o animal passe a confiar em seu criador e para que a relação entre os dois seja amistosa.

Nesse contexto, para que você consiga se relacionar com os equinos, apresentamos dicas para você aprender a ganhar a confiança deles:

Aproximação

O primeiro passo deve ser a aproximação para que ele comece a se familiarizar com a sua presença. Diferentemente do que muita gente pensa, os cavalos costumam se assustar com aproximações diretas em sua frente. Por conta disso, aproxime-se de lado e evite o contato visual direto. Estenda a mão e deixe que o animal te cheire.

Tempo

Dedique uma parte do seu tempo para estar junto ao animal, além dos momentos em que você cavalga ou escova seus pelos, por exemplo. Sente-se perto do animal ou caminhe próximo a ele para que se acostume com sua presença. Isso permitirá que você conheça um pouco mais da personalidade do animal e entenda seus comportamentos, mesmo que esse período dure apenas 10 a 20 minutos.

Conversa

Não, você não leu errado! Ainda que muitas pessoas achem muito estranho conversar com animais, essa atitude pode ajudá-los a se acostumarem com a presença de humanos e também a confiar neles. Entretanto, nada de tratá-lo como um bebê de colo, por exemplo: o tom de voz deve ser calmo e firme.

Caminhada

Além de caminhar próximo ao animal para ir “conquistando espaço”, você também pode caminhar com ele. Tire o cavalo do estábulo e caminhe ao seu lado, guiando-o pelas rédeas, o que também ensinará o equino a ser guiado.

Relaxamento

O emprego de técnicas de relaxamento também ajuda a acalmar o cavalo e a torná-lo mais dócil e fácil de manejar, especialmente se ele for teimoso ou medroso. Por exemplo, acariciar ou coçar a sua pele se assemelha ao contato que eles têm com outros animais na natureza. Além disso, ele se acostumará com o seu toque.

Treinamento

Para cavalos que são treinados para competições, ganhar a confiança requer muita paciência. Apesar de serem fortes e fisicamente preparados para trabalho pesado, é imprescindível começar sempre com o básico e ir aumentando a dificuldade do treinamento gradativamente. Treiná-los é uma boa forma de conquistar sua confiança, porém isso deve ser feito em etapas.

Recompensas

Oferecer recompensas também é uma boa opção para que o equino se sinta “motivado” e perceba que está no caminho certo. Sempre que ele aprender algo novo, ofereça uma recompensa, que pode ser um petisco saudável. Ao adquirir a confiança, o animal repetirá as ações não pelo petisco, mas sim para agradar o seu tutor.

Medos

Cavalos costumam ficar nervosos com várias situações ou terem medos de objetos e lugares, por exemplo. É necessário confrontar esses medos, ajudando o animal a superá-los. O criador pode aproximar o animal do que causa o medo nele e utilizar técnicas de relaxamento para que ele se sinta mais confortável. O animal entenderá que você o ajudou a superar esse medo e, por conta disso, passará a confiar mais em você.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Doma Racional Interativa
Alimentação de Equinos

Fonte: Wiki How – pt.wikihow.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 05-04-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.