Vale a pena investir na inseminação artificial?

A utilização dessa técnica reprodutiva garante vários benefícios ao criador de equinos

Cavalo - imagem ilustrativa

A crescente demanda por cavalos de boa qualidade genética exige dos criadores desses animais a adoção de novas técnicas para obtenção de equinos geneticamente melhorados e em grande quantidade. E isso só é possível quando o criador está atento a todas as possibilidades.

Fabiana Garcia, professora do Curso CPT Inseminação Artificial em Equinos, explica a importância da inseminação artificial, que, nesse contexto, surge como uma ferramenta da biotecnologia indispensável para a multiplicação eficiente de genética de qualidade no manejo reprodutivo dos equinos.

Se você ainda não tem motivos para adotar a inseminação artificial em seu plantel, fique tranquilo! Nós conseguiremos te convencer com esses:

Melhoramento genético

Garantir a qualidade genética dos animais é o objetivo de todos os criadores de animais. Com a inseminação artificial, é possível melhorar o plantel em um tempo menor e com custos reduzidos, utilizando sêmen de doadores com excelência genética.

Controle zootécnico do rebanho

Para saber selecionar os melhores animais, é preciso avaliar uma série de dados. A inseminação artificial utiliza fichas de controle e registra, por exemplo, dados sobre a fecundação e parto, que facilitarão na seleção.

Padronização do rebanho

Outra grande vantagem da técnica reprodutiva é a obtenção de um rebanho regular, em grande número e com a utilização de poucos reprodutores.

Uso pós-morte

Mesmo após a morte de um animal com excelência genética, é possível congelar seu sêmen e reutilizá-lo em novos processos de inseminação artificial.

Problemas com a monta

Ao realizar a monta natural, os animais podem transmitir doenças entre si, risco que é eliminado com a utilização de sêmen de qualidade. Ainda, durante a monta, podem ocorrer acidentes, o que pode lesionar os animais.

Prevenção de acidentes

Em se tratando de animais mais agressivos, é comum que as pessoas que lidam com eles sofram alguns acidentes, o que pode ser evitado com a utilização da técnica.

Aumento dos descendentes de um reprodutor

Garantir a perpetuação da espécie garante que o animal possa ter muito mais filhos do que teria se montasse fêmeas de forma natural.

Redução da dificuldade em partos

Ao utilizar animais que facilitam o parto, é possível reduzir os problemas durante o nascimento dos potros.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Inseminação Artificial em Equinos
Reprodução de Cavalos
Manejo de Potros – Do Parto ao Preparo para a Doma

Fonte: IEPEC – iepec.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 18-04-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.