Quais acessórios são necessários para a prática de hipismo?

Os acessórios possuem a função de garantir a proteção do cavaleiro e do cavalo na prática do hipismo

Hipismo - imagem ilustrativa

Haroldo Vargas, professor do Curso CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros, destaca que os esportes equestres, como o hipismo, são atividades saudáveis e prazerosas e estão crescendo de forma rápida em todo o país, propiciando diversos benefícios na relação cavalo/cavaleiro.

O hipismo é considerado uma atividade esportiva de competição, na qual vários cavaleiros apresentam suas habilidades em provas de perícia, velocidade e adestramento, considerando a harmonia, a precisão e a resistência dos competidores durante as provas, que possuem cercas, barreiras, muros e fossos.

Apesar de ser uma competição esportiva, muita gente também pratica o hipismo por hobby, simplesmente pelo prazer de desfrutar de um bom momento com os cavalos. Seja para a competição, seja por hobby, há alguns acessórios necessários para a prática do hipismo, que têm o objetivo de garantir a segurança e o conforto tanto do animal quanto do cavaleiro. Conheça alguns deles:

Equipamentos para a proteção do cavaleiro

- Capacete

Visando proteger o cavaleiro de uma possível queda, o capacete é um acessório indispensável e obrigatório, sendo encontrado em vários modelos diferentes. Contudo, deve ser leve e garantir boa ventilação para quem o usa, assegurando o conforto.

- Colete

De forma semelhante ao capacete, o colete tem a finalidade de manter a integridade física do cavaleiro, porque protege a sua coluna e também oferece conforto ao condutor do animal. Exige regulagem para que fique confortável durante o uso diário.

- Culote

Recebe o nome de “culote” as calças que são feitas com a finalidade específica de uso no hipismo. É uma peça mais estreita na barra e reforçadas internamente, fabricada com material que permite que a pele “respire”. Há vários tamanhos e cores, mas, em competições, só se aceitam os culotes brancos ou beges.

- Casacas e camisas

Casacas e camisas são as peças que, junto aos culotes, compõem o “uniforme” hípico. No caso dos homens, acompanham uma grava branca, e, no das mulheres, uma gola padre. Em alguns casos, a camisa pode ser substituída por uma camisa polo.

Equipamentos para a proteção do cavalo

- Caneleira

As patas dianteiras dos equinos ficam expostas a vários impactos durante a prática do hipismo. Por conta disso, devem ser protegidas com as caneleiras hípicas. Todavia, a colocação de equipamentos de segurança nesses animais não é uma tarefa tão fácil.

Outros equipamentos

- Sela

A sela é um componente que auxilia no conforto do cavaleiro e no bem-estar do cavalo, facilitando a relação entre os dois durante o desempenho das atividades hípicas. Há vários tipos de sela e a escolha por um deles dependerá do objetivo dos cavaleiros, haja vista que há modelos que são específicos.

- Estribos

Essenciais para o equilíbrio dos cavaleiros, os estribos são encontrados fabricados de vários materiais, como plástico, alumínio, aço inox, entre outros.

- Luvas

As luvas garantem mais estabilidade na condução do animal.

- Cabeçada

Recebe o nome de “cabeçada” um acessório com tiras de couros que é utilizado na cabeça do equino com a finalidade de coordenar os seus movimentos.

- Chicote

Ao contrário do que se imagina, o chicote hípico não é utilizado para machucar os animais, mas sim chamar a atenção deles para algum comando. Logo, não deve ser usado como caráter punitivo, sobretudo para não causar estresse nos cavalos.

- Esporas

Assim como os chicotes, as esporas não são utilizadas para causar dor nos animais, mas sim para facilitar a comunicação do cavaleiro com o equino.

- Correia de espora

Como o próprio nome sugere, a correia de espora tem a função de ajudar na fixação das esporas à bota do cavaleiro.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Provas Equestres de Velocidade
Montagem de um Centro de Equiterapia, Seleção e Treinamento de Cavalos Terapeutas

Fonte: Blog Rodeo West – blog.rodeowest.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 03-05-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.