Ferraduras para cavalos

O ferrageamento ou ferragem é um procedimento fundamental para os cascos dos cavalos

Ferradura

Muita gente com certeza se pergunta da importância da ferradura para os cavalos, dado que, na natureza, eles não precisam desse “acessório”. Fato é que esses animais são submetidos a vários tipos de trabalho e precisam de alguns mecanismos para evitar o desgaste corporal. Ficou fácil entender por que eles precisam de ferraduras, não é mesmo?

As ferraduras são essenciais para preservar o casco dos cavalos e para aumentar a tração das patas dos animais, servindo para poupar a sola de impactos e, assim, evitar o desgaste delas e consequente prejuízo ao animal. Devem ser presas por meio de cravos e colocadas por pessoas treinadas, para que, em vez de benéficas, não causem males aos cascos dos animais.

O ato de colocar a ferradura nos animais se chama ferrageamento. Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso a Distância CPT Aparação de Cascos, Correção de Aprumos e Ferrageamento de Cavalos, explica o processo: o ferrageamento ou ferragem é a aplicação metódica de uma lâmina de ferro, alumínio ou aço – conhecida como ferradura – presa por meio de cravos, na parte inferior do casco do equídeo, ou seja, borda palmar ou plantar, com o objetivo de proteger, curar ou corrigir o aprumo do pé.

Necessidade de ferrageamento

Muitas vezes, o cavalo necessita do ferrageamento por causa das atividades que irá desempenhar, seja esporte, trabalho, lazer, entre outras. Para cavalos de corrida ou de esportes, o ferrageamento protege seus cascos dos impactos com o solo e, por isso, se torna fundamental. Potros precisam ser analisados para verificar se há ou não a necessidade de ferrageamento.

Os cascos

Os cascos desses animais precisam de limpeza diária, dado que são estruturas sujeitas a infecções bacterianas. Também acumulam pedras e lama, o que pode causar pressão indesejável na sola e, consequentemente, prejudicar a andadura dos animais. Ainda que pareça uma função chata, é totalmente necessária.

Tipos de ferradura

- Ferraduras de aço

São usadas para cavalos de trabalho. A grande maioria é muito resistente e duram mais tempo. Podem ser classificadas pelo seu tamanho, que pode variar de 0 a 5. Cavalos que realizam trabalhos de alto impacto precisam de ferraduras mais resistentes, então essa é a mais indicada. Contudo, são pesadas.

- Ferraduras de alumínio

É um tipo de ferradura menos forte que a de aço e é mais utilizada em cavalos com atividades terapêuticas e esportivas. Em comparação às anteriores, seu peso representa a metade das ferraduras de aço, variando entre 30 a 50g. Também são sólidas, resistentes e mais baratas, mas duram menos que as de aço.

- Ferraduras de plástico ou poliuretano

É mais utilizada em cavalos para atividades terapêuticas. É um tipo relativamente recente no mercado e são bastante leves. Também são muito usadas em potros e cavalos que apresentam doenças ou lesões nos cascos. Possuem a vantagem de poderem ser moldadas para cada casco, mas não devem ser utilizadas em cavalos com funções atléticas. Não necessitam de cravos, por serem coladas à mulhara do casco.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Cavalos:

Aparação de Cascos, Correção de Aprumos e Ferrageamento de Cavalos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Como Comprar Cavalos

Fonte: Agroline – blog.agroline.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 22-07-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.