Odontologia equina: por que tão necessária?

Cuidar dos dentes de cavalos é fundamental para o desempenho desses animais

Odontologia equina

Os dentes são importantíssimos e determinantes para o desempenho dos cavalos. Não só pelo fato de que, a partir da observação deles é possível determinar a idade do cavalo, como também pela função vital de triturar os alimentos, para que cheguem bem ao trato digestivo. Então, a odontologia equina se torna vital para o sucesso da criação desses animais.

Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso a Distância CPT Como Avaliar a Idade e Pelagem de Cavalos, explica que cavalos com os dentes bem tratados conseguem obter um desempenho melhor, visto que não terão problemas com a alimentação e conseguirão se desenvolver corretamente.

Os criadores sabem que estão lidando com um animal fascinante, mas sensível. Em muitos casos, a negligência dos criadores com os dentes dos animais se relaciona diretamente com o mau desempenho dos cavalos, pois, com os dentes em boas condições, eles passam boa parte do dia se alimentando.

A odontologia equina

Essa área atua não só na aparência dos dentes, como também na forma como se comportam. Muitos cavalos costumam derrubar o alimento da boca ou conseguem comer bem, mas não ganham peso. Isso está ligado a problemas de mastigação, que podem ser resolvidos com essa especialidade veterinária.

Assim como em nós, humanos, os problemas com os dentes causam muitas dores nos animais e até conseguem dificultar a equitação, quando o animal apresenta reações quanto ao uso do freio.

Principais doenças dentárias em equinos

- Dente de lobo

Todos os animais possuem o primeiro pré-molar com presença facultativa e rudimentar. O problema começa quando ele não cai naturalmente ou quando surge em local inapropriado, causando feridas nas bochechas dos animais, infecção e desconforto.

- Cauda de andorinha

Quando há desgaste nos dentes incisivos, surge uma aresta que acaba prejudicando os animais. Geralmente, esse problema surge quando o animal apresenta aproximadamente 7 anos de vida. É um problema importante pois quando ele aparece, os animais podem não triturar os alimentos corretamente e, por consequência, podem sofrer com cólica.

- Diastema

Ocorre quando há espaço entre os incisivos e os molares do fundo. Alguns animais desenvolvem um dente nesse espaço, que pode causar dor e desconforto, mas que pode ser removido para aliviar as dores.

- Ganchos

Ocorrem quando há desalinhamento entre os pré-molares e os molares. Alguns podem chegar a um tamanho tão grande que podem penetrar no céu da boca dos animais.

Sintomas de problemas orais com equinos

- Dificuldade para mastigar ou engolir;
- Excesso de saliva;
- Mastigar, morder ou reagir contra a embocadura;
- Dificuldade de ganhar ou perder peso;
- Mastigação parcial do feno ou capim;
- Volume na bochecha causado por acúmulo de comida;
- Grandes fragmentos de forragens e grãos inteiros nas fezes;
- Resistência ao comando pela embocadura para virar ou parar;
- Limitação ou queda na performance.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Cavalos:

Como Avaliar a Idade e Pelagem de Cavalos
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Comprar Cavalos

Fonte: Revista Veterinária – revistaveterinaria.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 22-07-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.