Dicas para ser um bom auxiliar de veterinário

O auxiliar de veterinário possui importantes atribuições na sala de cirurgia.

Dicas para ser um bom auxiliar de veterinário   Artigo CPT

Umas das funções do auxiliar de veterinário pode ser nas cirurgias, porém, para isso é preciso conhecer os procedimentos, os equipamentos e as técnicas que o médico veterinário irá utilizar durante o procedimento. Para isso o professor Thauan Carraro de Barros do Curso CPT de Capacitação de Auxiliar Veterinário — Equinos e Bovinos, trouxe dicas para você ser um ótimo auxiliar!


As atribuições do auxiliar veterinário no centro cirúrgico são:


• Ética quanto ao paciente e sua situação, mantendo sempre a discrição e o respeito com o paciente e o seu proprietário.
• Providenciar equipamentos específicos necessários para cada tipo de intervenção a pedido do médico veterinário.
• Checar a integridade das embalagens e a validade dos materiais e medicamentos utilizados nas cirurgias.
• Paramentar-se com técnica asséptica, cerca de 15 min antes do início da cirurgia.
• Conhecer o instrumental cirúrgico por seus nomes e dispô-los sobre a mesa, de acordo com a utilização em cada tempo cirúrgico.
• Preparar agulhas e fios de sutura adequadamente e de acordo com o tempo cirúrgico.
• Auxiliar o cirurgião e os assistentes durante a paramentação cirúrgica e na colocação dos campos estéreis.
• Desprezar adequadamente o material contaminado e os materiais perfurocortantes.
• Auxiliar no curativo e no encaminhamento do paciente à devida unidade, quando solicitado.
• Conferir o material e o instrumental cirúrgico e encaminhá-lo à esterilização após o término do procedimento.


O auxílio durante as cirurgias depende de muita atenção do auxiliar para, assim que o médico precisar de sua ajuda, ela seja realizada prontamente. Durante as cirurgias e as situações de urgência e emergência, podem ocorrer situações estressantes e de decisão muito rápida. Nesses momentos, é de fundamental importância manter a calma e agir com precisão.


Ao receber um paciente, o auxiliar de veterinário terá de classificá-lo quanto à urgência dos procedimentos cirúrgicos. O protocolo de acolhimento com classificação de risco, conhecido como Protocolo de Manchester classifica os doentes por cores, após uma triagem baseada em sintomas, de forma a representar a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada paciente. Essa triagem permite que os atendimentos sejam realizados com mais eficiência, já que, tratando-se de saúde, o tempo pode representar a diferença entre salvar uma vida e perder um paciente.


As cirurgias eletivas são aquelas preparadas e marcadas, quando o proprietário puder levar o paciente e não apresentam urgência ou emergência. As cirurgias de urgência devem ser realizadas quanto antes, mas não, necessariamente, imediatamente ao tempo em que ocorreu o acidente. As cirurgias de emergência são cirurgias que devem ser feitas imediatamente.


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 23-03-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.