Cuidados com cavalos para provas equestres

As provas equestres são modalidades esportivas com cavalos, para isso saiba os cuidados corretos!

Cuidados com cavalos para provas equestres   Artigo CPT

Existem diversas provas realizadas entre cavaleiros, entre elas a prova de três tambores, seis balizas simultâneas, cinco tambores e de maneabilidade. Essas provas são modalidades esportivas que muitos criadores de cavalos se envolvem, em troca de prêmios ou apenas pela prática esportiva, porém, no período de provas o professor Haroldo Vargas Leal Júnior do Curso CPT de Provas Equestres de Velocidade, diz que existem cuidados a serem considerados.


Manejo no período de provas


Dia de prova exige manejo especial. Cavalos de competição, esporte ou trabalho, despendem um esforço físico acentuado, que precisa ser compensado por uma nutrição balanceada e específica.
No exercício, o animal perde sódio, cloro e potássio, através do suor. Além disso, ele necessita da reposição de energia que é representada pelos carboidratos e gorduras, além de magnésio, selênio, ferro, iodo, e das vitaminas E, C.

O cavalo é muito sensível a qualquer mudança brusca na sua rotina, principalmente a mudanças na alimentação. Por isso, toda mudança na quantidade ou qualidade da alimentação animal deve ser gradativa. Próximo às competições, não devemos alterar radicalmente a alimentação do cavalo atleta.

Fornecer constantemente o volumoso, preferencialmente na forma de feno ou pastagem, obedecer a intervalos rígidos entre as refeições com concentrados. O cavalo fica estressado se os horários da alimentação forem variados.

Alimentar o cavalo num ambiente calmo e tranquilo, se possível, individualmente.

A proporção de concentrado e volumoso deve ser de 50% e 50%, considerando a ingestão diária de matéria seca variando de 2,5% a 3% do peso vivo.

Deixar a maior parte do volumoso para a última refeição para cobrir o período noturno.

No dia da prova, a quantidade de volumoso deve ser reduzida em até 60%, antes da competição.

Como opção, pode-se aumentar o nível de carboidratos na alimentação, antes das principais e mais desgastantes competições.

O fornecimento de água deve ser interrompido duas horas antes da competição.

O concentrado deve ser oferecido de quatro a cinco horas antes do início da competição.

Depois da prova, dar um bom banho no cavalo para retirar os sais perdidos no suor, que ficam sobre a pele e o pelo. Evita incômodo do cavalo e evita machucados.

Depois do banho oferecer para o animal o restante do alimento em pequenas quantidades e água.

Fazer a reposição de eletrólitos que são perdidos no suor, oferecendo sal mineral.


Como a alimentação varia de acordo com o tipo de trabalho realizado pelo seu cavalo, aqui vai uma tabela para você conferir o tipo de trabalho que o seu cavalo realiza e as necessidades diárias dele.


Gostou da matéria? Quer aumentar seus conhecimentos sobre o assunto? Leia mais abaixo:

Treinamento de cavalos para provas

Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos

Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 30-03-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.