Dicas para domar cavalos

É fundamental conquistar a confiança do animal para que ele obedeça aos seus comandos

Cavalo sendo domado

Paulo Guilhon, professor do Curso a Distância CPT Doma Racional Interativa, explica que a doma constitui uma metodologia eficiente no preparo do cavalo, para que ele possa ser utilizado como um bom parceiro para o homem. As relações de confiança recíproca propiciam ao domador o estabelecimento das atmosferas de aprendizagem para que os condicionamentos sejam estabelecidos ao longo dos treinamentos.

Guilhon ainda acrescenta que a identificação e o respeito aos limites, sejam de ordem psíquica, sejam de ordem física dos animais, são indicados como referências importante a serem adotadas pelos treinadores.

A tarefa de domar um cavalo não é algo fácil e, por conta disso, recomenda-se que não seja realizada por uma pessoa sozinha, dado que o peso do animal e alguns de seus instintos podem fazer com que a violência de um ataque seja fatal para o homem.

Há dois tipos de doma:

- Doma tradicional – tipo de doma que requer agressividade, força e, na maioria das vezes, violência para que o animal seja domado;
- Doma racional – como o próprio nome sugere, é um tipo de doma que utiliza a racionalidade do cavalo, em vez da violência, fazendo com que o dono se torne confiante para o animal.

A doma racional acaba sendo mais eficiente que a tradicional, sendo necessário que o domador use métodos a fim de conquistar a confiança do animal, para que o cavalo consiga seguir suas ordens. Isso, através de exercícios que deixem claro para os animais a repetição de movimentos e de práticas, para que ganhem tempo e o cavalo se canse ao ponto de obedecer a esses comandos.

Alguns passos para domar um cavalo

Confiança

Para que você consiga domar seu cavalo, é preciso conquistar a confiança dele primeiro. Como? Permaneça com ele algum tempo todos os dias. Nos primeiros dias, apenas fique perto ou escove seu pelo. A escovação criará um elo entre você e o animal e fará com que o “relacionamento” de vocês cresça pouco a pouco até que ele confie em você. Cavalos são animais que se assustam facilmente. Nesses casos, converse e conforte-o sempre que se assustar.

Segurança

Como dito acima, um simples golpe de um cavalo pode causar a morte de um homem. Permaneça sempre no campo de vista do animal e não deixe que ele perca a referência de sua posição. O lado esquerdo é o mais indicado para que você permaneça, alinhado à orelha e perto da cabeça do animal. Caso você esteja fora do campo de vista dele, converse com ele. Não passe por trás do animal e nem se posicione em frente à cabeça dele.

Paciência

Nuca grite, agrida ou arremesse objetos no animal. Você já sabe que cavalos se assustam facilmente, mas, além disso, essas atitudes podem fazer com que ele perca toda a confiança que você já tenha conquistado. Sempre procure falar em um tom de voz calmo e baixo. Caso ele não obedeça, repreenda com calma e sem agressividade. O som “shhhh” pode ser emitido para demonstrar que o animal fez algo de errado.

Recompensa

Sempre que ele conseguir executar algum comando, alguns biscoitinhos ou até mesmo carinho ajudam a fazer com que ele obedeça de forma mais fácil. Alguns reforços negativos, como é o caso de empurrões com os dedos ou um leve tapinha também podem ser usados, mas sem assustar e sem causar medo no cavalo.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Cavalos:

Doma Racional Interativa
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Provas Equestres de Velocidade

Fonte: Vedovati – vedovatipisos.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 20-05-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.