Cuidados com os cavalos durante o inverno

Saiba como deixar seu cavalo mais confortável na época mais fria do ano

Cudados com cavalos

A chegada da época mais fria do ano produz algumas mudanças de comportamento nos animais. Soma-se a isso o fato de que cavalos são animais sensíveis, o que faz com que seja fundamental intensificar os cuidados e dar atenção especial ao manejo para evitar que os animais sofram com a queda nas temperaturas.

Haroldo Vargas, professor do Curso a Distância CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, explica que quem trabalha com cavalos sabe da importância de se realizar o manejo adequado para cada época do ano, para que os cavalos não apresentem perdas em seu rendimento e não sofram com danos à sua saúde.

No inverno, os animais conseguem se proteger um pouco do frio, pois seus pelos crescem e formam uma espécie de “casaco” para que o animal se mantenha aquecido. Porém, é preciso dar atenção a vários detalhes, como o esfriamento adequado dos músculos após a monta, a alimentação e as correntes de ar que podem prejudicar a saúde deles.

Para te ajudar, apresentaremos algumas informações que te ajudarão a cuidar de cavalos durante o inverno:

Estábulos

O primeiro lugar a ser checado é o local onde os cavalos dormem: o estábulo ou celeiro. Deve-se verificar se o local está limpo, é quente, bem ventilado e se está livre de correntes de ar. Para cavalos criados ao ar livre, em locais com inverno menos rigoroso, é preciso ter cuidado com a chuva, cobrindo o animal e garantindo que ele tenha acesso a algum abrigo, evitando-a.

Monta

Em relação à monta durante o inverno, é preciso estar atento a dois pontos importantes: a preparação do cavalo para o passeio e o esfriamento do corpo após a atividade. Com passeios regulares, seu cavalo consegue se adaptar à temperatura ambiente. Porém, ventos muito fortes e tempestades intensas são condições ruins para andar a cavalo. Ainda, preste bastante atenção nos cascos dos cavalos, que podem sofrer algumas lesões por conta da lama.

Esfriamento pós-atividade

Após qualquer atividade realizada pelo animal, provavelmente ele estará quente e suado e poderá sofrer com um choque térmico indo direto para o frio. Por conta disso, alguns cuidados devem ser tomados: caso o cavalo esteja com a orelha quente, caminhe com ele por mais um tempo até que ela atinja temperatura natural, nem quente, nem fria, pois essa última indica que ele está com frio; seque o animal com uma toalha e realizando movimentos circulares por todo o pelo do animal, pois, somado à chuva, o suor pode deixar o animal muito molhado.

Cuidado com as doenças

Preste muita atenção no animal e nos possíveis problemas que podem surgir por conta do inverno. Doenças respiratórias são comuns e podem surgir, especialmente, pelo fato de celeiros e estábulos estarem sujos, mofados ou empoeirados. Ainda, algumas doenças de pele costumam aparecer nessa época mais fria, como a dermatofilose, erupções cutâneas, micose, pilho e arranhões infectados. É preciso vistoriar o animal regularmente e mantê-lo sempre limpo e penteado para evitá-las.

Atenção

Cavalos gostam muito da presença do seu dono e você pode oferecer ao seu animal o calor humano. Mantenha sua rotina de cuidados, mas tire um tempo para conversar com ele, estar ao seu lado e pentear seu pelo, por exemplo. Além de garantir o bem-estar do animal, isso manterá vocês conectados.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Comprar Cavalos
Alimentação de Cavalos

Fonte: Wiki How – pt.wikihow.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 21-08-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.