Principais equipamentos para cavalgar

Alguns itens são indispensáveis para garantir a segurança e conforto do animal e de quem cavalga

Cavalgada

A interação entre homem e cavalo é extremamente benéfica para os dois. Os animais, em contato com cavaleiros que os entendam, se sentem mais confortáveis e, cavaleiros em contato com animais, seja no esporte, na lida diária ou em atividades de lazer, também conseguem sentir prazer a partir dessa interação.

O professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros, Haroldo Vargas, explica que o contato do homem com o cavalo pode, inclusive, ser uma terapia, auxiliando desde crianças a idosos a superar alguns distúrbios psicológicos.

Uma atividade que promove o bom relacionamento entre o homem e o cavalo é a cavalgada. Além do contato com o animal, é possível experimentar também o contato com a natureza, o que torna essa atividade ainda mais especial para quem a pratica.

Para cavalgar, porém, alguns equipamentos são necessários para garantir a segurança e o conforto tanto do animal quanto de quem cavalga. São esses:

Sela

É um dos principais itens para a montaria em cavalos e garante que a cavalgada promova um bom desempenho do animal e seja tranquila. É posicionada no dorso do animal e proporcionará ao cavaleiro firmeza e equilíbrio.

Manta

Ela deve ser posicionada abaixo da sela, para garantir que não haverá contato direto dela com o animal e, consequentemente, não produza machucados nele. Também têm a função de amortecer o impacto do cavaleiro sobre o cavalo.

Barrigueira

Como o nome já diz, deve ser posicionada na barriga e tem a função de garantir que a sela do cavalo fique presa. Deve ser bem ajustada para que a sela não fique apertada demais nem frouxa demais.

Arreamento

Os animais precisam desse arreamento correto para que consigam obedecer aos seus comandos corretamente. Deve-se evitar que o arreamento fira o animal, pois cavalos possuem pele sensível. Para o correto arreamento, o cavalo precisa de:

- Cabresto: ideal para conduzir o animal. Fica amarrado à cabeça do animal e tem um cabo longo para que o cavaleiro possa amarrá-lo onde desejar;

- Cabeçada: seguram os freios, além das rédeas necessárias para a condução do animal;

- Freios: ficam presos às rédeas e são inseridos na boca do animal;

- Rédeas: confeccionadas em couro ou nylon, são as responsáveis por orientar os cavalos através dos comandos do cavaleiro;

- Loro: feito de couro, atua na parte de sustentação do anima e ficam presas à sela, sustentando os estribos;

- Estribos: ficam nas laterais da sela e servem para que o cavaleiro apoie o pé durante a cavalgada, além de auxiliar na hora de montar no cavalo.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Cavalos:

Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Provas Equestres de Velocidade

Fonte: Selaria Dias – selariadias.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 12-08-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.