Como criar uma relação amistosa com o cavalo?

Para que o cavalo se torne seu amigo, é necessário entender ter bastante paciência com o animal

Amizade entre mulher e cavalo - imagem ilustrativa

Haroldo Vargas, professor do Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, ressalta que o cavalo sempre esteve presente na vida do homem e faz parte da sua história. A relação entre os dois sempre foi muito benéfica aos dois, pois o cavalo, apesar de ter vontades próprias, ele é um animal afetuoso e leal ao seu criador.

Ainda, é possível listar uma série de qualidades que os equinos possuem: fortes, brincalhões, curiosos, confiáveis e inteligentes. Dadas essas características, fica mais fácil perceber que a amizade entre esses seres de espécies diferentes – o homem e o cavalo – é extremamente possível e, em alguns contextos, necessária.

No entanto, apesar dos facilitadores, para que seja possível construir um laço afetivo sincero e vigoroso, é importante dedicar-se a essa missão e esforçar-se bastante. A boa notícia é que, depois de todo trabalho, você perceberá o quanto ele foi gratificante. Se você deseja se tornar um amigo do seu cavalo, fique atento:

Apresentação

O primeiro passo para uma amizade com o equino é a apresentação. Para apresentar-se espere que o cavalo vá até você, dando espaço e tempo para que ele se acostume com a sua presença. Qualquer contato inicial repentino pode assustar o animal e causar estranhamento à sua presença. Passe um tempo com ele no estábulo todos os dias sem tentar forçar “simpatia” para que haja qualquer interação. A partir do momento em que o animal se sente mais à vontade, quando você se aproximar ele poderá caminhar em sua direção ou seguir seus passos quando você se move.

Conversa

O afeto deve ser baseado em uma troca. Para isso, converse com o seu animal sobre o assunto que você desejar, lembrando de manter sempre a voz calma e confiante. Além da conversa, ler para o cavalo e até cantar uma canção que seja relaxante podem ser opções positivas aos ouvidos dos equinos.

Movimentação

Na natureza, os cavalos são presas. Logo, costumam se assustar muito facilmente com barulhos ou movimentos bruscos. Portanto, evite se movimentar de forma muito abrupta e perceba também a linguagem corporal do animal – caso ele hesite ou se afaste quando você tentar tocá-lo, diminua a intensidade de sua movimentação. A aproximação nunca deve ser feita por trás.

“Beijinho de esquimó”

A conexão entre você e o animal pode ser estabelecida também pelo toque. Experimente respirar nas narinas do cavalo, encostando os narizes um no outro, o que permite ao animal reconhecer o cheiro do seu “amigo”. Quando estão interagindo entre si, os cavalos costumam se cumprimentar realizando esse gesto.

Petiscos

Quem resiste a um bom petisco? No caso dos cavalos, esse bônus também pode ser um facilitador na relação de vocês. Selecione alimentos que sejam adequados aos cavalos e os ofereça sempre que ele se comportar bem perto de você. No entanto, tome cuidado para não exagerar nem interferir na dieta desses animais.

Paciência!

Como mencionado, esse tipo de trabalho demanda bastante paciência por parte do criador. A depender de uma série de fatores – inclusive, da personalidade do próprio cavalo, a aproximação pode levar bastante tempo. Cavalos mais jovens e que tenham sido bem cuidados tendem a se apegar mais rapidamente aos novos amigos e a serem mais receptivos.

De forma contrária, cavalos mais velhos e/ou que tenham passado por criadores que os tenham maltratado podem ser mais resistentes, fazendo com que o novo criador tenha que ter ainda mais paciência. Em qualquer um dos casos, é importante evitar forçar o animal a fazer o que ele não tem vontade. Por mais difícil que tudo isso pareça, quando ele se tornar seu amigo, essa relação será para a vida toda.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Como Avaliar a Idade e Pelagem de Cavalos
Doma Racional Interativa

Fonte: Wiki How – pt.wikihow.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 27-10-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.