O que é preciso saber sobre a doma racional de cavalos?

Diferentemente da doma tradicional, a doma racional respeita o cavalo e o transforma em um animal mais confiante e corajoso

Cavalo - imagem ilustrativa

Paulo Guilhon, professor do Curso CPT Doma Racional Interativa, destaca que a doma racional constitui uma metodologia eficiente no preparo do cavalo, para que ele possa ser utilizado como um bom parceiro para o homem. Nela, a identificação e o respeito aos limites de ordem psíquica e física dos animais são indicados como referências importantes a serem adotadas pelos treinadores.

Além de favorecer a relação entre o homem e o animal, a doma racional é responsável por aumentar a segurança de quem trabalha com os equinos e por garantir o bem-estar dos animais. Tendo isso em vista, fica fácil perceber que, além de benéfica, ela também é importante para o cavalo.

O que é a doma racional?

Popularmente conhecida como “doma doce” ou “doma natural”, a doma racional tem a principal finalidade de garantir que os cavalos sejam condicionados sem violência, o que evita que eles passem por maus tratos. A partir da observação do comportamento do cavalo, da paciência, da repetição e do ritmo progressivo, o equino pode se tornar mais calmo, confiável, corajoso e obediente ao criador. No entanto, para a doma, outros aspectos precisam ser levados em conta, como a genética, a alimentação, o controle sanitário e reprodutivo.

Doma racional e doma tradicional

Apesar de serem, frequentemente, relacionadas como sinônimo, a doma racional é diferente da tradicional. Enquanto na racional os limites do cavalo são respeitados pelo treinador, a doma tradicional faz uso da violência para que se atinja os resultados esperados – o que é proibido por lei atualmente.

Vantagens da doma racional

Indo mais além dos benefícios relatados acima, é possível apontar, também, que a doma racional faz com que os cavalos se tornem mais confiáveis e que se criem relações de amizade entre ambas as partes. Essa técnica é rápida e eficiente no condicionamento dos animais, que passam a se tornar mais corajosos, destemidos e menos traumatizados.

Idade para a doma racional

Por ser um processo respeitoso e considerado benéfico para os cavalos, a doma racional pode começar cedo – geralmente, a partir dos 6 meses de vida, e pode se estender até 4 anos de idade. Contudo, antes dos três anos e meio, os cavalos não podem ser montados, dado que ossos, cartilagens e tendões ainda estão em formação antes desse período.

Segurança na lida com equinos

Com o objetivo de evitar acidentes na lida com os cavalos, alguns passos são recomendados. Por exemplo, antes de executar qualquer ação, sinalize a atitude para o animal; aproxime-se de forma cuidadosa e sempre pela lateral ou diagonal; fale baixo e faça movimentos lentos e suaves.

Perfil profissional

Os profissionais envolvidos nessa missão precisam apresentar diversas aptidões, como paciência, persistência, assiduidade, responsabilidade, atenção, posição firme, disposição, observação, disciplina e, sobretudo, gosto pelos animais, conhecendo o comportamento e as particularidades das raças.

Instalações

Para a execução da doma racional, o ideal é que todas as instalações sejam funcionais, práticas, conservadas e estejam em boas condições de higiene e conforto. O redondel, estrutura redonda onde se coloca o equino para a doma, tem a função de facilitar o manejo e manter a atenção do equino, enquanto a pista é onde o profissional trabalhará o animal montado.

Equipamentos

A lista de equipamentos necessários para a doma racional é extensa:

- Cordas
- Cabresto ou buçal
- Cabeçada
- Cabresto próprio para a doma
- Chicote de guia
- Cilhão, ventrila ou selote
- Bridões
- Freios
- Espora
- Manta
- Rédeas
- Rédeas longas
- Sela ou arreio
- Loro
- Travessão
- Látego
- Contra-látego
- Barrigueira
- Estribo
- Fita barimétrica
- Rasqueadeiras
- E protetor de boca.

Além desses, há também os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – para os domadores: chapéu, luvas, perneiras, botas de PVC ou borracha, botinas e botas.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Doma Racional Interativa
Manejo de Potros: Do Parto ao Preparo para a Doma
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

Fonte: RURAL, Serviço Nacional de Aprendizagem. Equídeos: doma racional. / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. – Brasília: SENAR, 2017. 100 p. il.
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 05-11-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.