Principais problemas de saúde em equinos

Os equinos são mais suscetivos a algumas complicações, saiba quais

 

Principais problemas de saúde em equinos    Artigo CPT


''Com a sua domesticação pelo homem, os seus hábitos de sobrevivência, de alimentação e seu comportamento foram significativamente alterados. Os sistemas de criação adotados pela maioria das propriedades ou Centros Hípicos são conflitantes com as origens dos equinos. Muitas estratégias de manejo adotadas são causadoras de condições estressantes'', afirma o professor Haroldo Vargas do Curso CPT Enquanto o Veterinário Não Chega — Atendimento a Equinos.


O cavalo é um ser herbívoro, ou seja, é um ser vivo que gosta de alimentar-se de vegetais, e viver em liberdade. Em sua origem, o cavalo sempre viveu solto em grandes extensões de terra, escolhendo o que alimentar e quando fazê-lo, geralmente migrando de região quando ocorresse a escassez de alimentos.


As condições de estresse geram uma baixa no sistema imune do cavalo, ou seja, torna-o muito mais susceptível a doenças. Portanto, muitas das doenças que acometem os cavalos estão intimamente ligadas ao estresse. Devemos tentar sempre identificar as causas desse estresse e tentar minimizá-las ao máximo.


Outro grande fator gerador de problemas para os cavalos são as condições de manejo impostas pelo homem. Muitas vezes as pessoas que lidam com os cavalos julgam-se plenas conhecedoras desses animais, sem, na verdade, conhecê-los suficientemente, e, devido a isto, cometem erros dignificativos, quer seja na sua alimentação, no seu uso no trabalho e esporte ou na sua higiene. Infelizmente não é raro encontrarmos situações absurdas e verdadeiros atos de ignorância e desrespeito ao cavalo. As consequências são, cedo ou tarde, doenças e acidentes traumáticos.


Como a maioria das fazendas e centros hípicos e dos Haras nem sempre conseguem oferecer as condições perfeitas de vida aos seus equinos, é importante estarmos cientes dos ricos de problemas que podem acometer nossos cavalos.


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 27-07-2022

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.