Como ensinar o cavalo a charretear?

O charreteado é uma atividade que ajuda a estabelecer uma relação de confiança entre o homem e o cavalo

Cavalo - imagem ilustrativa

Paulo Guilhon, professor do Curso CPT Doma Racional Interativa, destaca que a identificação e o respeito aos limites de ordem psíquica e física dos animais são essenciais para que os treinadores consigam guiar os animais para a realização de diversas atividades e para que aprendam diversos comandos.

A doma constitui uma metodologia eficiente no preparo do cavalo, o que garante que ele possa ser utilizado como um bom parceiro para o homem. Os equinos precisam ser domados para que aceitem, por exemplo, o cabresto, as rédeas, a sela, o freio e para que ganhem confiança com o seu treinador.

O charreteado

Dentre as diversas atividades da doma, está o charreteado. Basicamente, esse processo consiste em conduzir o cavalo por uma arena com a finalidade de reforçar o domínio do homem sobre ele. Popularmente, o charreteado também é conhecido como doma de baixo e é realizado por treinadores em todo o mundo.

Como ensinar o cavalo a charretear?

- Treinamento do chão

Em primeiro lugar, saber montar o animal não significa necessariamente saber subir nele. É necessário que o treinador o conquiste antes de montá-lo, ainda no chão. Para isso, ele pode prender uma corda ao cabresto e puxá-la suavemente para que o animal não se sinta desconfortável ou para que não sinta dor, o que pode causar repulsa ao charreteado.

O treinador deve mover o seu corpo junto ao do animal, certificando-se de que a corda mantenha a tensão homogênea. Com a prática, o cavalo aprenderá a ir para onde é guiado, sem puxar a corda.

- Charreteando

Para desempenhar a atividade, o treinador deve fazer com que o animal siga um trajeto circular com o maior raio possível. Círculos curtos podem provocar lesões nos equinos. Recomenda-se que o diâmetro seja de, no mínimo, 18 m, percorrido ao menos uma vez por dia, direcionando e controlando a velocidade do cavalo.

À medida em que o cavalo for se acostumando, você pode exigir que ele galope em uma velocidade cada vez maior, até que ele trote. Para auxiliar durante o processo, a dica é que se pratique o charreteado com o acompanhamento de alguém experiente, corrigindo sempre o trajeto do animal.

Esse tipo de atividade não permite toque no animal. Todos os comandos devem ser passados através da linguagem corporal e da corda. Sempre que o animal cumprir com o que for solicitado, deixe de fazer contato visual e diminua a pressão com o cavalo. O exercício não deve ultrapassar 20 minutos de duração.

- Obediência

Enquanto o animal é conduzido com a corda, o treinador deve ensiná-lo a andar de forma apropriada ao seu lado. Alguns comandos de voz, como “pare”, “fique”, “ande” e “volte” podem ser ensinados, dando preferência ao de parar e de andar.

- Respeito ao espaço

Durante o charreteado, é comum que o cavalo tente “disputar” uma liderança com o treinador, empurrando-o com o ombro. Então, você deve mostrar a ele quem é que manda: caso ele tente se aproximar de você, pressione suas costelas 30 cm próximo do ombro, para que ele se desloque para o lado e lhe dê espaço.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Doma Racional Interativa
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Manejo de Potros – Do Parto ao Preparo para a Doma

Fonte: Vedovati – vedovatipisos.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 09-11-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.