Cavalos: entendendo os vícios de comportamento

Conheça alguns dos principais vícios de comportamento dos cavalos

Cavalos

A partir da definição proposta pelo dicionário, temos que a palavra “Vício” significa, entre outras, “qualquer deformação que altere algo física ou funcionalmente” e “hábito de fazer algo; mania”. Diante disso, ao observar o comportamento de cavalos, é possível perceber que esses animais possuem alguns vícios de comportamento.

Haroldo Vargas Leal Júnior, especialista em equinos e professor do Curso Online Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos, da Universidade Online de Viçosa, explica que esses vícios são, no geral, são prejudiciais ao animal, pois são comportamentos indesejados.

Confira a seguir alguns desses vícios de comportamento de cavalos:

Bolear

Quando o cavalo empina e atira-se para trás de forma brusca, caindo de costas ou de flanco.

Manotear

É um golpe brusco e agressivo, semelhante ao coice, feito com as duas patas traseiras.

Morder

Como visto neste artigo, esse vício pode estar associado à relação de liderança do animal, em relação ao seu dono.

Negar estribo

Esse vício consiste na resistência do cavalo em relação à monta e pode ser corrigido com bastante paciência.

Empacar e recuar

Esse vício comum pode ser explicado por questões físicas: quando o animal para e firma as patas, ao ser acossado ele geralmente recua. Isso indica que o cavalo sofra com dores na espinha dorsal, que possua más condições de conformação dos membros, lesões no organismo ou doma defeituosa, entre outros.

Estufar

Quando o dono aperta a cilha, o animal costuma estufar a barriga, para que a cilha fique mais solta quando ele relaxar os músculos do ventre. Fazer o cavalo dar um passo a frente pode ser uma forma de evitar esse vício.

Escoicear

Dado com uma ou as duas patas traseiras, é um golpe brusco que pode ser dado por várias vezes. É perceptível, pois os cavalos costumam murchar a orelha e abaixar a cabeça para aplicar o coice.

Corcovear

O animal tenta se livrar dos arriamentos ou do cavaleiro com saltos repetidos e desordenados, arqueando o dorso e baixando a cabeça.

Refugar

É um vício parecido com o de empacar a recuar, divergindo quando o cavalo apresenta resistência a passar em um determinado lugar, desviando por um lado ou empacando, mesmo quando forçado.

Masturbar

Cavalos costumam esfregar o seu pênis ereto na própria barriga ou entre as axilas ou encurvamentos do corpo até a ejaculação. Deve ser corrigido pois leva o animal ao esgotamento. É possível evitar a masturbação desses animais com uma cilha dotada de tachas com pontas agudas posicionada em sua barriga.

 


Conheça os Cursos Online da Área Criação de Cavalos – Enquanto o Veterinário Não Chega: Atendimento a Equinos e Como Comprar Cavalos – da Universidade Online de Viçosa.

Fonte: EQUUS Equitação Especial – equitacaoespecialversao.blogspot.com
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 06-11-2018

Deixe um Comentário

Comentários

JOAQUIM OSVALDO BEZERRA LIIMA

19-05-2021

GOSTARIA QUE VOCES ME RESPONDESSEM POR QUE OS CAVALOS SÃO CONSIDERADOS ANIMAIS DIFIODENTES.

Resposta do Criação de Cavalos

28-05-2021

Olá, Joaquim

Como vai?

Os cavalos são classificados como difiodontes porque apresentam duas dentições, a primeira dentição é composta por dentes decíduos (dentes de leite) que são gradualmente substituídos por dentes definitivos.

Atenciosamente

Erika