Equinos com carrapatos: como fazer o controle?

O controle de ectoparasitas favorece o manejo sanitário e tem como principal foco a ação de carrapatos

Equinos com carrapatos: como fazer o controle?

Os carrapatos são os principais ectoparasitas de equinos e correspondem ao maior desafio de contingência na criação e também em relação ao plano de biosseguridade.

O Amblyomma cajennense é o carrapato mais comum na criação de equinos”, explica Maria Gazzinelli, professora do Curso CPT Doenças de Equinos. Apresenta ciclo trioxeno, isto é, pode hospedar-se em outras espécies de animais ruminantes disseminando patógenos. Essa característica dificulta o seu controle.

Controle estratégico de ectoparasitas


Deve-se realizar sucessivos banhos carrapaticidas, a cada 7 a 10 dias, nos períodos de predominância de ninfas e larvas, com produtos com bases químicas piretroide e cipermetrina (0,015%).

Deve-se dar atenção ao pavilhão auricular na hora dos banhos, pois nesse local costuma se concentrar grande número de ectoparasitas.

Outros cuidados importantes para controle dos ectoparasitas é a separação do pasto de equinos e bovinos e a catação das fêmeas ingurgitadas.

Fêmea ingurgitada

Fêmea ingurgitada.

Para saber a dose de antiparasitário a ser administrada, deve-se pesar o animal e seguir as recomendações do fabricante.

Antiparasitários via pour on podem ser diluídos em álcool a 70% na medida de 4 x 1: quatro doses de álcool para 1 dose de antiparasitário pour on. Dessa forma, ao invés de aplicar o remédio apenas no dorso-lombo do animal, a aplicação pode ser feita em diversas partes do corpo.

Atenção:

Ao fazer a catação de carrapatos, jamais jogue os parasitas no chão. Jamais mate os carrapatos no chão. Após a catação, os carrapatos devem ser colocados em um recipiente hermético para evitar a disseminação de doenças e a contaminação do ambiente em que os vivem animais.


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos
Por Daniela Guimarães

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 07-02-2023

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.