Equiterapia: por que esse tipo de terapia é tão benéfico?

A equiterapia é uma terapia multidisciplinar que trabalha vários aspectos do ser humano, sendo de caráter biopsicossocial

Equiterapia: por que esse tipo de terapia é tão benéfico?

A equiterapia, terapia com cavalos, utiliza atividades terapêuticas, lúdicas e desportivas que contribuem para a educação, reeducação e reabilitação de pessoas com necessidades especiais, problemas de aprendizagem e transtornos psicológicos.

“Isso é possível porque, montando sobre o cavalo em movimento, o organismo do praticante recebe um grande número de informações simultâneas que obrigam o seu sistema nervoso central a comandar reações físicas múltiplas”, explica Andréia de Almeida, Professora do Curso CPT Terapias com Cavalo - Equiterapia.

Esse processo tem implicações sobre o tônus muscular, a função motora, a cognição da fala e o sistema respiratório. Contudo, para que isso ocorra, são necessários para essa terapia:

• Cavalos selecionados, treinados e bem manejados;
• Infraestrutura para a prática dos exercícios; e
• Uma equipe de profissionais treinada.

Muitos dos pacientes atendidos, devido às suas deficiências ou limitações cognitivas, quase nunca frequentam espaços naturais, permanecendo a maior parte dos dias em casa. Nesse contexto, o principal diferencial da equiterapia é justamente o ambiente bucólico no qual se insere, pois isso provoca um bem-estar muito difícil de ser proporcionado em ambientes clínicos convencionais.

O cavalo complementa esse cenário, não só no momento da montaria, mas também no contato com o dia a dia do animal, sua natureza, sua alimentação, seus hábitos, manejos como escovação e banho, sendo que tudo isso está incluso na terapia.


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos
Por Daniela Guimarães

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 14-02-2023

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.