A silagem pode ser utilizada na alimentação de equinos?

A silagem é produzida em um processo de conservação de forragens, podendo ser de milho, sorgo, capim e, ou alfafa

A silagem pode ser utilizada na alimentação de equinos?

A silagem pode ser fornecida aos equinos, desde que sejam seguidas determinadas recomendações, a começar pela qualidade desse alimento, que deverá ser alta, podendo ser de milho, sorgo, capim e, ou alfafa.

Além disso, o fornecimento deverá ser feito em quantidade suficiente para que os animais consumam o alimento até duas horas depois de sua retirada do silo, já que, depois desse tempo, ocorre perda de palatabilidade, o que leva à redução do consumo. Em função disso, o fornecimento deverá ser dividido em três a quatro porções diárias.

Um aspecto importante a considerar é a adaptação dos animais ao consumo de silagem. Aqueles que não estão acostumados devem receber quantidades crescentes de silagem, com aumento gradual e progressivo ao longo de vários dias.

É normal que os equinos estranhem a silagem, tanto em relação ao odor como ao sabor, mas, depois de acostumados, passam a consumi-la normalmente.

Também, deve ser dada atenção ao tamanho das partículas da silagem: pedaços muito grandes e talos tendem causar ferimentos a boca do animal, enquanto uma silagem picada em pedaços muito pequenos, menores que 2 cm, pode causar obstrução de íleo.

Em relação aos aspectos nutricionais, vale ressaltar que a silagem não deve ser utilizada como único alimento, devido ao seu baixo teor de proteína e minerais e a alta quantidade de amido em relação as outras forragens.

Exatamente por causa da melhor qualidade nutricional, a silagem de milho tem sido preferida na criação de equinos, utilizada numa dieta balanceada e compatível com a atividade desempenhada pelo animal.


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos
Por Daniela Guimarães

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 31-01-2023

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.