Suplementação mineral para éguas prenhes: como proceder?

Uma das formas de ter potros saudáveis é mantendo a mãe saudável. Por isso, uma boa alimentação e boa suplementação são de extrema importância

Suplementação mineral para éguas prenhes: como proceder?

É comum encontrar no campo quem ache que os equinos não precisam de mineralização, da mesma forma que as demais espécies de ruminantes. Contudo, essa é uma opinião equivocada, pois a mineralização é fundamental, também, para a espécie equina, seja qual for a aptidão do animal.

No caso de éguas em gestação, o suporte vitamínico e mineral é ainda mais importante. Ele deve ser fornecido antes mesmo da gestação da égua, para auxiliar na manifestação do cio e na concepção”, explica Fabiana Garcia, Professora do Curso CPT Manejo de potros: do parto ao preparo para a doma.

Durante a gestação, parte dos nutrientes oferecidos à mãe é absorvida pelo feto favorecendo o seu desenvolvimento.

Há, no mercado, produtos e suplementos que fornecem minerais específicos e macronutrientes para equinos. A mineralização deverá ser fornecida à vontade, em cochos no piquete ou nas baias.

Ainda que o animal tenha acesso livre à mineralização, é necessário ficar atento, pois há éguas que não consomem o sal. Nesses casos, será necessário estimular esses animais ao consumo, oferecendo o sal juntamente com o concentrado. Dessa forma, a ingestão do sal mineral, é garantida, sobretudo, em éguas no último terço da gestação.

De início, animais com deficiência de minerais ingerem grande quantidade de sal. Mas a quantidade irá diminuir e se normalizar ao longo da oferta, com o passar do tempo. Dessa forma, a ingestão de sal mineral pelas éguas gestantes deve ser sempre feita ad libitum, ou seja, à vontade.

 

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 18-04-2023

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.