Volteio: uma prova hípica olímpica de grande destaque

O Volteio é uma modalidade equestre independente, praticado em apresentações individuais, duplas, ou em equipe, e é acompanhado de um ritmo musical

Volteio: uma prova hípica olímpica de grande destaque

O volteio é definido como ginástica sobre o cavalo em movimento. Inicialmente desenvolvido e praticado como parte do treinamento de soldados para batalhas, uma vez que proporcionava grande equilíbrio para o praticante, e confiança para o cavalo, sendo que o cavaleiro não tem as rédeas para o controle do animal em mãos.

O esporte consiste no volteador fazer acrobacias sobre o lombo do cavalo, enquanto ele é mantido no galope em círculos por uma terceira pessoa.

O objetivo do volteio é o aprimoramento da harmonia, do sincronismo e da ressonância com o cavalo em movimento.

Proporciona ao volteador uma oportunidade de maior conhecimento das qualidades desse animal; qualidades essas que beneficiam o desenvolvimento do ser humano no que diz respeito à integração entre cavalo e volteador, solidariedade e altruísmo, estabelecendo um laço de confiança entre o atleta e o animal.

O volteio desenvolve também o equilíbrio, a força muscular e o reflexo do atleta, e o domínio do corpo sobre o cavalo é uma arte ao alcance de crianças e adultos.

  

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 19-07-2023

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.