Tudo que você precisa saber antes de comprar um cavalo

Alguns fatores devem ser observados antes da compra de um cavalo, como limpeza, alimentação e saúde

Cavalo

É preciso estar atento para fazer qualquer compra e essa atenção precisa ser dobrada quando se trata de um animal como um equino. Os equinos podem ser utilizados tanto para passeios quanto para competições, e independente do objetivo, ele precisa ter boa saúde, apresentar boas condições de higiene e ser bem alimentado.

Segundo o professor Haroldo Vargas, do Curso a Distância CPT Como Comprar Cavalos, comprar um cavalo ou égua, seja para passeios ou para competições, ou até mesmo para iniciar um criatório, nem sempre é uma tarefa fácil. Para escolher o animal ideal, é importante observar diversos fatores.

Confira a seguir os principais fatores que devem ser observados ao realizar a compra de um cavalo:

Tipos de especialidades dos cavalos

Os equinos são divididos em três categorias: serviço, esporte e lazer.  Os cavalos de serviço são utilizados para controlar rebanhos e precisam ser fortes, rápidos e com capacidade de frear rapidamente. As raças mais comuns de serem utilizadas para serviço são Crioula, Pantaneira, Marajara e Nordestina. No caso de hipismo e corrida, as raças mais comuns são os cavalos Mangalarga e Brasileiro, os quais possuem trote mais firme, são rápidos e bem disciplinados, possibilitando que a pessoa que os monte se sinta mais confortável para realizar as competições com provas de salto e trote. Caso o objetivo seja o lazer, como passeio ou até mesmo equitação, as raças ideais são Mangalarga Marchador, Campolina, Piquira e Campeira, as quais são mais dóceis e tem intensidade de caminhada em velocidade média.

Ambiente para cavalo

O animal precisa de uma grande área para correr ou se exercitar. É importante que a área seja plana e, preferencialmente, de terra, para que o cavalo ande com conforto. O estábulo precisa ser limpo todos os dias para que o cavalo não fique em contato constante com fezes e urina, o que vai mantê-lo limpo e relaxado. Caso o comprador não possua um sítio que atenda a esses requisitos, é possível pagar um haras, local que cria e cuida dos animais. Contudo, é importante reservar um valor mensal para manter o cavalo, pois há gastos também com comida, limpeza e saúde. O valor gasto com a manutenção do animal pode ser reduzido caso o comprador possua um espaço próprio.

Alimentação do cavalo

Os cavalos não podem ser alimentados apenas com ração, o que difere a espécie de outras criações. A ração, nesse caso, é utilizada apenas como um complemento, pois o cavalo precisa de feno, aveia e capim verde, bem como de muita água, para que não desidrate. A desidratação, a ingestão de alimentos impróprios ou a falta de nutrientes podem levar à morte do animal.

Saúde do cavalo

As patas do cavalo precisam estar sempre em perfeitas condições, então é muito importante que ele esteja com uma ferradura e que esta seja de boa qualidade, caso contrário é possível que ele contraia infecções nos cascos, impedindo-o de cavalgar. O banho também é muito importante, pois traz mais confiança para o cavalo em seu dono, além de deixar o animal mais bonito e longe de doenças. Caso o cavalo seja de corridas, ele precisa descansar por pelo menos dois dias após as competições, para aliviar a tensão causada pelas provas.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Cavalos:

Curso Como Comprar Cavalos

Curso Como Avaliar Idade e Pelagem de Cavalos

Curso Alimentação de Cavalos

 

Fonte: Canal do Pet – IG – Canaldopet.ig.com.br

Por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 16-12-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.