Treinando a marcha em cavalos

Cavalos marchadores são usados em competições e precisam de treino correto

Cavalo Marchador

Paulo Guilhon, professor do Curso a Distância CPT Doma Racional Interativa, explica que, para que o cavalo obedeça ao dono, primeiro é preciso conquistar a confiança do animal. Só assim haverá estabelecimento das atmosferas de aprendizagem para que os condicionamentos sejam estabelecidos ao longo dos treinamentos.

Por muito tempo o cavalo foi criado com dois objetivos fundamentais: transporte e montaria, seja puxando carroças ou carruagens ou em atividades agrícolas. Até pouco tempo atrás, esses animais também eram muito utilizados em guerras, porém, hodiernamente são utilizados em cavalgadas, passeios e em provas esportivas.

A marcha

A marcha é uma modalidade de andamento com deslocamentos diferentes dos cavalos. Há vários tipos de marcha e tanto cavalos quanto éguas podem ser treinados com tal finalidade. Historicamente, animais treinados com esse objetivo costumam passar aproximadamente uma hora por dia ou em dias alternados, com a intenção de prepará-los para provas de marcha em velocidade, que costumam ser intensas. Porém, treinar apenas a marcha não é tão efetivo, sendo importante variar exercícios para condicionar melhor o animal e para que ele desempenhe a marcha com qualidade.

Treinar o animal de forma intervalada é a melhor opção, combinando exercícios de alta intensidade com exercícios de baixa intensidade, realizando, porém, antes e após esses exercícios, aquecimento e desaquecimento, respectivamente.

O treinamento

Para aquecer o animal, recomenda-se realizar o passo médio e a marcha curta. Após esses exercícios, deve-se conduzir o cavalo à marcha de velocidade desejada. Passados 10 minutos, alongue a marcha; 5 minutos depois, retome o passo e inicie uma seção de galope lento. A seguir, execute o passo livre para que o animal consiga se recuperar e restabelecer suas taxas respiratórias e cardíacas.

Repita o processo da condução à marcha de velocidade desejada, com passo 10 minutos depois e outra seção de galope lento. Proceda ao passo livre e, antes de terminar execute figuras circulares marchando, de serpentina e de oito. Essa execução final aprimorará o equilíbrio dinâmico do animal.

Preparando o animal para competir

Além de deixar o animal descansar antes de competições, é preciso garantir a ele, entre outras, algumas condições para que esteja corretamente preparado para competir:

- Cascos com angulação correta;
- Ferrageamento adequado;
- Alimentação voltada para alta performance;
- Banhos gelados após o trabalho;
- Exercícios menos intensos na semana anterior à competição;
- Trabalho em grupo com outros animais, de forma a simular as condições de competição;
- Treinamento em terrenos semelhantes aos da competição;
- Transporte seguro do animal;
- Controle emocional do animal enquanto ele permanecer no parque de exposições.

Para treinar a marcha com o animal, há um item importante e que é mais difícil: o estilo. Esse item engloba vários pontos, como o posicionamento correto da cauda, garupa e cabeça estáveis, nuca bem flexionada, deslocamentos retilíneos dos membros, apresentando harmonia, coordenação, energia e elegância.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Cavalos:

Doma Racional Interativa
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Provas Equestres de Velocidade

Fonte: Portal de Equinos Marchadores – mundoequino.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 18-06-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.