Suplementação alimentar para equinos

Os suplementos atuam como um complemento à alimentação dos cavalos e podem ser de vários tipos

Cavalo comendo - imagem ilustrativa

Eduardo Villela Villaça Freitas, professor do Curso CPT Alimentação de Equinos, ressalta que um dos processos mais importantes na criação de cavalos é a alimentação. Entretanto, alimentar não significa somente fornecer alimento em boa quantidade, é preciso saber primeiro qual a necessidade nutricional do animal e quais nutrientes vão suprir corretamente esta necessidade.

Além do alimento convencional que os cavalos recebem, há a possibilidade de oferecer a eles suplementos, que atuam como um complemento à dieta e garantem aos animais diversos nutrientes que podem estar sendo consumidos em quantidades insuficientes ou que podem estar deficientes no organismo por conta da atividade que os equinos desempenham, da faixa etária ou do período reprodutivo.

Por que suplementar equinos?

A alimentação convencional, mesmo que seja de qualidade, não consegue suprir todas as necessidades de cavalos atletas, por exemplo, haja vista que demandam altos índices de nutrientes. Ainda, cavalos que vivem em cochos, receber alimentos que causam desconfortos abdominais. Nesse contexto, a suplementação se torna uma ferramenta importante para os atletas e também funciona como um alimento mais palatável, além de nutritivo.

Classificação dos suplementos para cavalos

- Suplemento mineral

Os minerais participam de diversas funções importantes no organismo dos cavalos, além de ajudarem otimizar a performance, a reprodução e a produtividade deles. Os suplementos minerais têm a finalidade de oferecer um ou mais minerais dos quais os animais estejam deficientes.

- Suplemento vitamínico

O consumo de vitaminas pelos cavalos é regular quando a alimentação oferecida é adequada e de qualidade. Entretanto, o estado de saúde do animal, o esporte que ele pratica ou a fase produtiva podem fazer com que ele apresente deficiência de alguma delas, o que deve ser reposto com os suplementos vitamínicos.

- Suplemento proteico

Composto por aminoácidos ou por ingredientes compostos por aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo organismo dos equinos ou não essenciais, presentes e de fácil absorção na dieta desses animais.

- Suplemento energético

Com o objetivo de garantir mais energia para o desempenho de atividades diárias, os suplementos energéticos oferecidos aos cavalos apresentam altos teores de gorduras, açúcares ou carboidratos.

Exemplos de suplementos para cavalos

- HMB (Hidrox-Metil-Butirato), que é derivado da leucina e proporciona aumento de passa muscular, e atua na diminuição os danos na musculatura do cavalo.
- BCAA’s (Branched chain aminoacids), responsáveis pela manutenção e crescimento das fibras musculares, prevenindo a perda de massa muscular.
- Creatina, importante para o aumento de massa e explosão muscular, quando o cavalo pratica exercícios de alta densidade e curta duração.
- Glutamina, que promove o volume da fibra muscular e sintetiza o glicogênio, resultando em um crescimento muscular.
- Nucleotídeos, favorecem a saúde do intestino e desenvolvem o sistema imunológico, tornando-se uma aliada da saúde equina.

Suplementando os equinos

A suplementação deve ser orientada por um médico veterinário para que ela seja eficiente. Há diferença de indicação e de posologia, por exemplo. Em muitos casos, pode ser necessária a combinação de um ou mais suplementos, de acordo com as necessidades de cada animal.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Alimentação de Cavalos
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidades, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

Fontes: Univitta Saúde Animal – univitta.net/blog/
Tudo Vet Blog – tudovet.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 22-04-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.