Seleção de garanhões para a reprodução equina

Algumas características são desejáveis em garanhões para garantir o sucesso da reprodução

Cavalos - imagem meramente ilustrativa

Para que a reprodução equina aconteça, dois personagens são necessários: o garanhão e a égua. Qualquer que seja a técnica adotada para tal, ainda que não haja a monta, os dois são utilizados em algum momento. Porém, enquanto éguas conseguem gerar até 4 potros por ano, um garanhão consegue fecundar de 6 a 8 éguas em apenas uma ejaculada, através da inseminação artificial.

Fabiana Garcia, professora do Curso CPT Inseminação Artificial em Equinos, explica a importância do processo, ressaltando que a inseminação artificial surge como uma ferramenta da biotecnologia indispensável para a multiplicação eficiente de genética de qualidade no manejo reprodutivo dos equinos.

Para garantir o sucesso da inseminação artificial, é necessário que a égua tenha um bom potencial genético. Entretanto, o garanhão precisa ser bem selecionado. Muitos produtores acabam perdendo tempo e dinheiro ao utilizar garanhões mal selecionados ou com desempenho baixo.

É preciso encontrar um animal que reúna todas as características desejáveis para obter melhores resultados. Alguns critérios ajudam a nortear a melhor seleção:

Pedigree de mérito zootécnico superior

A característica mais importante para atingir resultados elevados no quesito qualidade é a genética. Alguns garanhões produzem poucos potros com excelentes características, muitos com médias e muitos com fracas, o que não é interessante para o criador. É preciso apresentar consistência na sua média qualitativa.

Conformação padrão Exposição Nacional

Valoriza-se muito o biotipo funcional do garanhão. A conformação de um garanhão completo deve possuir duas características importantes: expressão racial e biotipo funcional.

Temperamento

É um critério que merece muita atenção nos programas de seleção, uma vez que garanhões com mau comportamento, isto é, que possuem “índole” ruim, são desvalorizados como cavalos de sela. Seu mau comportamento, além da desvalorização, prejudica a treinabilidade e dificulta processos importantes do manejo, pelos quais todos os cavalos devem passar frequentemente.

Fertilidade

Esse também é um critério importante, pois, para que seja um bom reprodutor, o animal precisa apresentar bons níveis de fertilidade. No nosso país, todo o potencial genético não é tão bem explorado como em outros, pois há um grande número de garanhões sub-férteis, boa parte devido a anomalias dos testículos. Como consequência, o sêmen não suporta passar por algumas etapas da inseminação, dificultando o processo de reprodução.

Produção comprovada

Um bom garanhão é aquele que consegue transmitir suas características genéticas à sua prole. Não deve ser bom apenas no quesito morfologia, como também no andamento. Cavalos campeões devem possuir a capacidade de produzir outros cavalos campeões.



Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Inseminação Artificial em Equinos
Reprodução de Cavalos
Capacitação de Auxiliar Veterinário – Equinos e Bovinos

Fonte: Mundo Equino – mundoequino.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 07-01-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.