Seleção de cavalos para provas equestres de velocidade

Na seleção de cavalos para provas equestres de velocidade, as raças Quarto de Milha e Puro Sangue de Corrida ganham destaque

Seleção de cavalos para provas equestres de velocidade

“Na seleção de cavalos para provas equestres de velocidade, as mais diversas raças de equinos podem ser utilizadas com bom desempenho nas competições. Entretanto, as raças Quarto de Milha, Puro Sangue de Corrida, Appaloosa, Árabe e Paint Horse merecem destaque”, afirma Haroldo Vargas Leal Júnior, médico veterinário, especialista em equinos e professor do Curso CPT a Distância e Online Provas Equestres de Velocidade.

Os melhores equinos devem apresentar bons cascos e sistema cardiorrespiratório saudável. Além disso, eles devem ser bastante musculosos, com cernelha bem destacada e ossatura da garupa bem conformada. O bom arqueamento das costelas, a boa sustentação do dorso e a correção do aprumo também qualificam os cavalos como aptos a provas equestres de velocidade. No campo comportamental, eles devem ser dóceis e inteligentes.

Além dos critérios de seleção acima citados, é indispensável considerar o tipo de linhagem dos cavalos, se de corrida e/ou de trabalho.

Linhagem de corrida x linhagem de trabalho


Os cavalos com linhagem de corrida são capazes de fazer um excelente tempo, pois são muito velozes. Por outro lado, eles são animais que se estressam facilmente, além de responderem com dificuldade a trabalhos de flexionamento (demoram a apreender a se flexionar). Consequentemente, equinos com essa linhagem raramente desenvolvem um bom trabalho nas balizas e no tambor.

Quanto aos cavalos com linhagem de trabalho, embora não sejam velocistas natos, como os de linhagem de corrida, eles respondem positivamente aos comandos do treinador quando em atividades de flexionamento e obstáculos. Na verdade, são equinos com maior facilidade de aprendizado, além de serem mais calmos, versáteis, inteligentes e responsivos.

Cruzamento entre linhagens


Muitos criadores de cavalos consideram como melhor opção o cruzamento entre linhagens quando se trata de provas equestres de velocidade. O objetivo principal é unir as melhores aptidões de ambas as linhagens, como a habilidade de ser um exímio velocista (linhagem de corrida) e a aptidão de responder a comandos em trabalhos de flexionamento e obstáculos (linhagem de trabalho).

Por outro lado, independentemente da linhagem, o que determinará se o cavalo será (ou não) um campeão nas provas equestres serão os índices de tempo alcançados nos primeiros treinamentos. Nesse contexto, o treinador desempenha um importante papel. Mesmo se o equino for balanceado, correto de aprumo e com melhor genética, o tempo mínimo no cronômetro só será alcançado com treinamento.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Criação de Cavalos.

Leia o artigo "Tipos de marchas de cavalos."

Fonte: cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 31-07-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.