Saúde de cavalos: cuidados com a boca

A saúde começa pela boca! Fique atento aos dentes do seu animal

Boca de cavalo

Eduardo Villela, professor do Curso CPT Alimentação de Equinos, ressalta que o cuidado com a saúde dos cavalos deve ser constante na criação, para que os animais possam expressar ao máximo sua produtividade e para que não haja prejuízos nas atividades que eles desempenham no dia a dia.

Garantir uma boa saúde ao animal não depende apenas do cuidado com a alimentação e com a vacinação, por exemplo, mas também tem a ver com a higienização, a prática de exercícios e a promoção do bem-estar dele. Mas, por onde começar?

A saúde começa pela boca

Assim como em humanos, o cuidado com a saúde dos cavalos deve começar pela boca. As consultas veterinárias realizadas por alguma desordem oral ocupam 10% da rotina de um consultório veterinário.

Essa situação é ainda mais recorrente em cavalos criados em confinamento. Isso porque eles não desgastam seus dentes como os cavalos criados continuamente no pasto. Esse aspecto tem a ver com sua alimentação, que é mais macia e requer menos mastigação, logo, desgastando menos os dentes.

Dentre os principais problemas de saúde que podem ser provocados por distúrbios orais, estão:

- Cólica equina
- Perda de peso
- Descarga nasal
- Aumento da agressividade
- Acúmulo de alimento na boca
- Dificuldades de mastigar o alimento
- Aumento de volume na face e mandíbula

Ainda, garantir uma boa manutenção dentária ajuda, além da saúde, na lida com o animal, que responderá melhor a seus comandos e terá uma condução mais facilitada. Essa manutenção deve ser feira periodicamente e por um médio veterinário.

Principais problemas encontrados na boca dos cavalos

Cauda de Andorinha

A partir do desgaste dos dentes dos incisivos, surge uma aresta chamada de cauda de andorinha. Esse problema odontológico costuma surgir por volta dos 7 anos de vida, reaparece aos 13 e desaparece com o tempo.

Ganchos

Quando há um desalinhamento entre os pré-molares e os molares, aparecem os ganchos, que podem ser grandes e chegar a perfurar o céu da boca do animal, o que causa desconforto. A resolução desse problema é a extração do dente por um veterinário.

Diastema

Caracteriza-se pelo espaço entre os incisivos da frente e os molares do fundo, que pode abrigar um dente extra. O surgimento desse dente provoca dor e desconforto no animal, bastando uma extração para que o problema seja resolvido.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Alimentação de Equinos
Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Enquanto o Veterinário não Chega – Atendimento a Equinos

Fonte: CPT Cursos Presenciais – cptcursospresenciais.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 16-03-2020

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.