Saiba como fazer a avaliação física do cavalo antes da compra

Na hora da compra, é muito importante avaliar o porte físico do animal

Avaliando o cavalo

O mercado de equinos está em constante crescimento em nosso país e é, hoje, um dos mais lucrativos. Muitas pessoas querem um cavalo, mas é muito importante analisar bem algumas características para fazer a compra de maneira cautelosa, garantindo a aquisição de um animal saudável e com boa aparência.

Haroldo Vargas, professor do Curso a Distância CPT Como Comprar Cavalos, explica a importância de se analisar algumas características físicas do cavalo antes da compra, o que exige conhecimento e muita atenção. Essas características são importantes em cavalos comprados tanto para passeios, para competições ou para iniciar um criatório.

O processo de compra de um equino não pode ser realizado com pressa, e o comprador precisa fazer várias análises no animal a ser comprado, o que exige um exame minucioso que observa o estado corporal nutricional, o controle sanitário, o temperamento, o desenvolvimento e a saúde do animal.

Avaliação de desenvolvimento

Para facilitar a avaliação nesse nível, é possível medir o animal e comparar sua altura em relação à idade e à expectativa de altura final que o animal atingirá. Além disso, também é possível avaliar o Desenvolvimento Ponderal, comparando a idade, o peso atual e o ganho médio diário em relação à expectativa de peso final do animal.

Avaliação de estruturas e membros

Também é importante avaliar as estruturas e os membros que estão envolvidos na locomoção do animal. Sugere-se que a avaliação se inicie nos cascos: os anteriores devem ser redondos e um pouco maiores que os posteriores, que devem ser ovais. Os cascos não podem ter rachaduras e devem estar limpos para essa avaliação.

O cavalo deve ter, também, bons tendões, então é importante perceber se os tendões são volumosos, retilíneos, firmes e frios, pois o aumento da temperatura indica possíveis processos inflamatórios. Os membros não podem apresentar sobreossos, e os animais com ovas nos membros devem ser descartados na hora da compra.

Avaliação dos aprumos

O comprador também precisa avaliar os aprumos do cavalo, de maneira a se certificar de que aquele animal não tem nenhum comprometimento de aprumos. Caso os aprumos dos cavalos estejam defeituosos, é possível que os animais tenham graves problemas num futuro bem próximo.

Avaliação da idade

É importante, também, avaliar a idade dos equinos. Para tal, a maneira mais tradicional é a observação da arcada dentária. É preciso observar os dentes incisivos inferiores, que são os dentes da frente. O equino jovem possui dentes de leite, assim como os humanos, que serão totalmente substituídos entre os dois e os cinco anos de idade. Após os cinco anos, o cavalo terá a dentição completa com todos os dentes definitivos.




Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Cavalos:

Curso Como Comprar Cavalos

Curso Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

Curso Como Avaliar Idade e Pelagem de Cavalos

 

 

Fonte: Portal Agropecuário – Portalagropecuario.com.br

Por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 16-12-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.