Reprodução equina: 3 fatores fundamentais para o sucesso

Para uma reprodução eficiente é preciso, dentre outras coisas, conhecer o sistema reprodutivo dos equinos

Reprodução equina

Todo criador sabe que a reprodução é uma das etapas fundamentais na criação de cavalos. Isso porque, além de aumentar sua criação, por meio dela e de algumas técnicas é possível também obter animais com melhor material genético, garantindo um plantel grande e de qualidade.

Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso a Distância CPT Reprodução de Cavalos, afirma que é preciso conhecer todo o processo de reprodução para que o criador atinja os objetivos esperados e consiga obter sucesso ao reproduzir seus animais.

Também é preciso conhecer os setores que compõem a cadeira de produção de cavalos, para que o criador consiga obter animais de acordo com o que mais lhe interesse, seja para a prática de esportes, seja para o trabalho ou até mesmo para o lazer, por exemplo.

Há alguns aspectos que o criador deve conhecer para que consiga realizar a reprodução da melhor forma:

Histórico reprodutivo dos animais

O criador deve dispor de um histórico reprodutivo dos animais, no qual conste informações importantes, como a época de cobertura e as vezes que ela ocorreu. Ainda, se a égua já ficou gestante quando coberta, se já teve potros, como os filhotes nasceram, momentos anteriores de cobertura e outros pontos são essenciais para que o controle desse histórico seja o melhor possível. O macho garanhão também precisa estar nesse histórico, ainda que a cobrição tenha sido feita por inseminação artificial.

O sistema reprodutivo dos equinos

A partir desse conhecimento é possível realizar uma boa preparação dos animais. Todas as éguas usadas para a reprodução devem ser avaliadas para que seja possível evitar abortos, perdas embrionárias e falhas na concepção. Também deve-se conhecer o ciclo reprodutivo, bem como detalhes sobre o momento certo para a cobertura e sobre a reprodução assistida.

- Anatomia do garanhão: para a reprodução, o tamanho dos testículos do garanhão é um parâmetro importante, bem como a consistência. O tamanho varia de espécie para espécie, enquanto a consistência revela aspectos importantes: por exemplo, testículos muito flácidos, rígidos ou irregulares podem demonstrar que há produção insuficiente de espermatozoides. O bem-estar dos animais também exerce influência direta na reprodução.

- Anatomia da égua: nos períodos de maior luminosidade do dia, as éguas manifestam sua atividade reprodutiva. Seu ciclo estral dura, em média, 21 dias e o estro é marcado pelo cio, que é o período de receptividade sexual. O cio sofre influência de fatores externos, como a alimentação, a sanidade, o clima e o estresse durante o manejo. Também é preciso compreender seu sistema reprodutivo, constituído por ovários, oviductos ou trompas de Falópio, útero, cérvix, vagina e vulva.

Características dos animais

Para realizar o manejo reprodutivo eficiente dos equinos, eles precisam apresentar algumas características.

O garanhão precisa ter três anos ou mais, bom temperamento e precisa estar saudável, além de apresentar sêmen de boa qualidade, genética de qualidade, boa morfologia e bom desempenho competitivo.

A égua, que entra no período reprodutivo entre o terceiro e o quinto ano de idade, precisa apresentar boas condições de saúde, além de boa conformação da vulva, habilidade materna, aparelho reprodutor funcional, bom desempenho competitivo e ser considerada um animal de boa genética.



Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Criação de Cavalos:

Reprodução de Cavalos
Alimentação de Cavalos
Provas Equestres de Velocidade

Fonte: Portal Escola do Cavalo – escoladocavalo.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 27-03-2019

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.