Raça de cavalo brasileira: Brasileiro de Hipismo

A raça foi desenvolvida em 1970, a partir do cruzamento de várias raças de origem europeia

Hipismo. Foto ilustrativa

Os professores do Curso a Distância e Online CPT Provas Equestres de Velocidade, Haroldo Vargas e Lúcia Viggiano, anunciam que a criação de cavalos voltada ao esporte exige cuidados muito peculiares, cujas especificidades mudam de modalidade para modalidade de prova. É preciso saber identificar as melhores qualidades dos cavalos e qual raça é a mais adequada para qual atividade, fazendo com que a capacitação do criador seja decisiva para o sucesso desses animais nas competições.

São várias as espécies de cavalos para competição existentes, dentre elas uma raça brasileira: o Brasileiro de Hipismo, ou BH. Essa raça surgiu de algumas das mais importantes linhagens europeias de cavalos de Salto e Adestramento, como Hanoveriano, Holsteiner, Oldenburger, Trakehner, Westfalen e Sela Francês com cruzamentos entre si ou com exemplares de Puro Sangue Inglês da América do Sul.

Características

O BH é um cavalo leve, ágil e de grande porte. Sua altura supera 1,65m, seu perímetro torácico é de 1,90m e sua canela mede 21cm. Sua cabeça média é de perfil reto ou meio curvado, seu pescoço é médio, bem destacado do peito e espáduas. Ainda, sua cernelha também é destacada, seu dorso é bem ligado ao lombo e à garupa, possui membros fortes e andamentos briosos, relativamente elevados e extensos. Admite-se todas as pelagens e é um animal dócil e muito fácil de lidar.

Essa raça possui uma excelente mecânica de salto, coragem, inteligência e elegância nos movimentos, por isso a raça é utilizada para hipismo. Essas características o tornam ideal para competições de salto, adestramento ou concursos de equitação. Seu trote não é muito cômodo, porém é bem ágil e esperto.

O desenvolvimento dessa raça possui um futuro promissor, uma vez que sua criação tem despertado o interesse de técnicos alemães, franceses e americanos, que definem o nosso rebanho como um dos melhores do mundo.

História

A raça BH teve início em 1970, quando Ênio Monte decidiu criar uma raça que fosse brasileira e destinada ao hipismo, cruzando as raças Orloff, raça russa, com Westfalen e Trakehner, que são alemãs. Ainda, Ênio misturou algumas outras raças para obter a receita perfeita.

A raça foi regulamentada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Hipismo. Ainda, o BH é usado pela Polícia Militar, pois é a raça que melhor atende às exigências da corporação, tendo sido eleito como o melhor padrão racial para o policiamento.

Equipes brasileiras que participaram de olimpíadas conseguiram medalhas com o BH, como o bronze em Atlanta, em 1996 e em Sydney, em 2000. Além dos bronzes, também foram conquistadas três medalhas de ouro em jogos Pan Americanos.

 


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Criação de Cavalos:

Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos
Enquanto o Veterinário Não Chega – Atendimento a Equinos
Como Comprar Cavalos

Fonte: Cavalus – cavalus.com.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 31-12-2018

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.