Quando deve se iniciar o treinamento do cavalo para equiterapia?

A seleção dos animais que irão trabalhar em um Centro de Equiterapia é uma etapa crucial para uma boa prática das atividades

Quando deve se iniciar o treinamento do cavalo para equiterapia?

A seleção correta dos potros que irão trabalhar em um Centro de Equiterapia proporciona melhor eficiência da técnica terapêutica em si.

É recomendável selecionar os animais assim que eles nascem, ainda quando bem jovens, potros ainda ao pé da égua e potros desmamados.

Dessa forma, é possível ter mais tempo para preparar os animais. É conveniente também utilizar para as sessões de Equiterapia animais que nasceram dentro da propriedade.

Os animais tornam-se mais receptivos ao ser humano e ao ambiente quando são mantidos, desde novos, no ambiente onde as atividades com cavalos acontecem.

Os potros desmamados também aprendem a conviver com outros animais domésticos, a exemplo de cães e gatos, pássaros, que também estão presentes em propriedades onde há um Centro de Equiterapia.

Outra técnica é o contato tátil com o animal, em que é possível por várias vezes esfregar com as mãos todo o corpo do cavalo, face e membros. Deve-se também envolver e apertá-lo com o braço na região do encilhadouro ou ter o hábito de escovar o animal quando ainda bem jovem.

Os potros recém-desmamados podem ser criados em grupo e de maneira semi-intensiva com fornecimento de alimento volumoso e concentrado no cocho.

Mas, o ideal seria ter áreas extensivas de pastagem que suprissem as exigências nutricionais dos animais em uma criação de potros no sistema extensivo.

Conforme já dissemos, animais criados soltos e em grupo possuem maior facilidade de aprendizado. Além disso, desenvolvem o espírito de liderança e respeito.

  

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos
Por Daniela Guimarães.

 

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 25-07-2023

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.