Qual a melhor forma de cuidar do meu cavalo mangalarga marchador?

Os cuidados com o ambiente, com a alimentação e até com o banho dos cavalos mangalarga marchador são necessários para garantir uma criação mais confortável

Mangalarga marchador - imagem ilustrativa

Lúcia Viggiano, professora do Curso CPT Provas Equestres de Velocidade, destaca que os esportes equestres são atividades saudáveis e prazerosas e estão crescendo de forma rápida em todo o país, propiciando diversos benefícios na relação entre os cavaleiros e as diversas raças de cavalo com aptidão para o esporte.

Dentre elas, está o mangalarga marchador, raça que se popularizou, mas não deixou de ter prestígio e de ser desejada por muitos criadores brasileiros. Conhecidos por apresentarem porte médio e por serem ágeis e fortes, ainda chamam a atenção devido à sua aparência saudável e vigorosa.

Entretanto, apesar de serem uma das raças mais criadas no Brasil, seu manejo de criação não é tão simplificado, isto é, é necessário que diversos cuidados sejam tomados para garantir o bem-estar desses animais e uma criação confortável e que permita que eles expressem ao máximo suas habilidades.

Se você deseja saber como proporcionar isso ao seu mangalarga marchador, fique ligado:

- Ambiente

A princípio, é importante destacar que os cuidados com os equinos da raça mangalarga – ou de qualquer outra – se iniciam a partir do ambiente onde eles vivem. De nada adiantará adquirir um animal sadio e com bom potencial genético se o ambiente não for propício a ele. Por conta disso, verifique, antes de mais nada, se a baia é ventilada e se ela consegue proteger o animal do frio ou do calor excessivo. Depois, cheque se ela está limpa e mantenha a higiene dela diariamente.

- Alimentação

É impossível falar em “cuidados para garantir uma criação favorável” sem mencionar a alimentação como sendo um fator-chave. E alimentar é muito mais do que escolher o tipo de alimento que será oferecido, isto é, a nutrição do animal deve ser adequada, levando-se em conta a raça – mangalarga marchador, nesse caso –, a idade e a finalidade com a qual o animal é utilizado. No caso dessa raça, o mais comum é que seja empregada no esporte, o que obriga os criadores a garantir uma alimentação mais reforçada, mas sem deixar que o equino fique muito gordo. A hidratação também precisa ser garantida, com o fornecimento de água sempre limpa e fresca.

- Cascos e dentes

Os cascos e os dentes são duas estruturas que podem proporcionar o surgimento de doenças, quando não são tão bem cuidados. Ao garantir um local de criação higienizado e uma cama limpa, um grande passo já foi dado no que diz respeito ao cuidado com os cascos; enquanto o fornecimento de alimentação adequada também contribui para que os dentes não sejam afetados.

- Pelos

É necessário estabelecer uma rotina para escovar os pelos do mangalarga marchador, o que garantirá a limpeza deles. Ainda, atenção ao intervalo de tempo para o banho e à escovação da crina, que devem ser feitos com as ferramentas apropriadas.

E, por falar em banho, algumas dicas são importantes:

  • O ideal é que o banho seja dado antes do pôr do sol ou em horários em que a água esteja mais quente, sobretudo no inverno, para garantir que o pelo do animal esteja totalmente seco à noite.
  • Comece sempre o banho pela parte de baixo do animal, molhando as patas e, depois, molhando a barriga, o dorso e o pescoço.
  • Contudo, de forma oposta, o enxágue deve ser feito de baixo para cima, descendo da crina até o dorso dos animais.
  • Com relação aos produtos para o banho, recomenda-se utilizar apenas o que forem apropriados para equinos.
  • Para desembaraçar os fios da crina e da cauda, faça-o por mechas e com o auxílio de produtos próprios para cavalos;
  • A cabeça não deve ser enxaguada, ou seja, deve ser limpa apenas com uma esponja úmida, evitando que caia água nos ouvidos, olhos e narinas;
  • Para a limpeza dos olhos, um algodão limpo e umedecido no soro fisiológico é a melhor opção;
  • Relacionado ao tópico dos cascos, sempre realize a limpeza deles, removendo todos os resíduos acumulados nas ferraduras e na ranilhas;
  • O processo de secagem do cavalo pode ser facilitado com rodos fabricados com essa finalidade.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:

Provas Equestres de Velocidade
Como Montar e Manejar um Centro Hípico – Modalidade, Instalações, Manejo Sanitário e Primeiros Socorros
Alimentação de Equinos

Fontes: Vedovati – vedovatipisos.com.br
Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador – abccmm.org.br
por Renato Rodrigues

Renato Rodrigues 09-08-2021

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.